A Kombi é um dos clássicos do mercado automotivo nacional. Apesar de ter se despedido em 2013, quase uma década depois, a perua da Volkswagen ainda é o veículo preferido das empresas brasileiras. Em comparação com 2012, por exemplo, os registros de Kombi saltaram 42% no seu último ano de fabricação, revela um levantamento realizado pela Cortex.
Segundo o estudo, o segmento que mais utiliza unidades do modelo em sua frota é o varejo. Neste caso, a média de idade também impressiona, a maioria das Kombis já estão rodando a pouco mais de 19 anos.
Veja também:
- Kombi elétrica ID. Buzz já está quase esgotada, revela Volkswagen
- Primeira Kombi ganha versão elétrica com bateria do Tesla Model S
- Já imaginou como seria a atualização da Kombi no Brasil? Um ex-designer da Volkswagen revelou o segredo
Modelos mais utilizados
Outro veículo da Volkswagen ficou em segundo lugar no ranking de carros preferidos no meio corporativo, o Gol 1.0, seguido por dois modelos da Fiat: a picape Strada e o Uno Mille.
Em relação ao ano de fabricação, a pesquisa aponta que 28% dos carros comerciais circulando têm entre 11 e 16 anos de idadie, 26% de 6 a 10 anos e 18% até 5 anos. Por fim, 14% têm de 16 a 20 anos e 14% mais de 20 anos.
No fim, entre as marcas preferidas, não é surpresa que a marca alemã ficou em primeiro, já que é a responsável pelos projetos da Kombi e do Gol. A marca responde por uma fatia de 22% dos veículos escolhidos pelas empresas, seguido pela Fiat, com 18,5% e Chevrolet, com 13%.
Vale notar que a pesquisa analisou um total de 4,15 milhões de veículos em diferentes estados do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Amazonas e Distrito Federal.
Desse total, a maioria são da categoria leve (3,23 milhões), enquanto o restante se encaixam na pesada. Já sobre a cor mais escolhida, a branca se destacou como a preferida.
Imagem principal: Volkswagen/Divulgação
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!