Imagine-se na Estação Espacial Internacional (ISS), quando, de repente, você precisa de atendimento médico emergencial. O que fazer, com o hospital mais próximo a pelo menos 386 km de distância? Por sorte, os astronautas da ISS são treinados em procedimentos avançados de prontos-socorros.

Recentemente, a italiana Samantha Cristoforetti, uma das tripulantes da estação, postou um vídeo de si mesma praticando uma ressuscitação cardiopulmonar, mostrando muitos métodos propícios para quem está no espaço. Com quase nenhuma gravidade, as técnicas usuais não funcionariam. Muito pelo contrário: a fariam sair flutuando para longe do paciente em situação crítica.

publicidade

Assim, em uma demonstração de engenhosidade, Cristoforetti deixou o seu “paciente” deitado na cama de primeiros-socorros, virou de ponta-cabeça, em seguida apoiou os pés no teto da estação espacial e usou suas pernas para propulsionar os seus braços, que, por sua vez, realizaram as contrações torácicas no “paciente”.

“Se uma pessoa para de respirar ou se seu coração para de bater, as compressões torácicas podem ajudar a bombear o sangue e, assim, mantê-la viva”, explica a astronauta no vídeo. “Você precisa encontrar uma superfície para se apoiar e empurrar [com as pernas].”

publicidade

Assista ao pequeno vídeo:

Leia mais:

publicidade

Astronautas preparados

Embora técnicas e equipamentos como o desfibrilador ainda não tenham sido necessários na Estação Espacial Internacional, os astronautas estão se preparados para o caso de terem de usá-los.

O avanço da exploração espacial, incluindo jornadas planejadas para a Lua e Marte, também traz desafios fisiológicos e médicos, uma vez que os tripulantes dessas missões terão de passar cada vez mais tempo em ambientes inóspitos. Embora pareça aterrorizante passar por um aperto desses no meio do espaço, tudo indica que os astronautas – e o restante da tripulação de apoio – estão pensando à frente do seu tempo neste quesito.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!