Desde que Vladimir Putin aprovou a incursão das forças russas na Ucrânia, os aliados da Otan e os EUA enviaram bilhões de dólares e reforço bélico ao país, o que ajudou os ucranianos a virar o jogo na guerra, especialmente nas últimas semanas.
Apesar da colaboração externa, os militares do país também foram obrigados a usar o que tinham em mãos para o combate. Uma saída foi transformar picapes e SUVs de passeio em veículos militares. Segundo a reportagem do Business Insider, em questão de semanas após o início do conflito – que começou em 24 de fevereiro -, foram surgindo instalações dedicadas à conversão de carros, muitos vindos como doação de outros países.

Para rodar na linha de frente, são adicionados reforços na carroceria e suporte para o uso de armas de artilharia pesada. A configuração padrão, por exemplo, adiciona uma metralhadora de 12,7 mm de origem soviética (ou uma calibre .50) na traseira dos carros.
Já no exemplo abaixo, uma unidade de combate ucraniana transformou a caçamba de uma picape em um sistema improvisado de lançamento de mísseis.

Arma antiga contra os terroristas
Vale ressaltar que veículos comuns carregando armas pesadas não são exatamente novidades, sendo vistos nos campos de batalha modernos desde a guerra liderada pelos EUA contra os terroristas. Oficiais da CIA e operadores especiais dos EUA e Reino Unido começaram a usá-los no Afeganistão em 2001.
“Nós os usamos em todas as oportunidades que tínhamos porque eram fáceis de dirigir e podiam ir a quase todos os lugares”, disse um dos operadores. “No que diz respeito ao melhor veículo, sem dúvida é a Toyota Hilux. Essa coisa pode levar uma surra e continuar correndo”, acrescentou.
Imagem principal: Forças Armadas Ucranianas/Reprodução
Veja também:
- Volkswagen teme ‘crise do vidro’ e começa a estocar peças
- Médico fica sem energia e usa carro elétrico para fazer cirurgia
- Tecnologia capaz de transformar qualquer ônibus em elétrico é apresentada no Reino Unido
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!