Após um hiato de três anos por conta da pandemia, o Salão do Automóvel de Detroit, um dos maiores eventos do setor automotivo, está de volta esta semana em novo formato.

O foco do evento em 2022 mudará das revelações de carros para experiências mais interativas, explicou Thad Szott, presidente da empresa que cuida do show, em entrevista ao The Wall Street Journal.

publicidade
Táxi voador e eVTOLs são destaques na volta do Salão do Automóvel de Detroit
Imagem: Shoaib_Mughal/Shutterstock

Para este ano, são esperadas novidades na área de táxi aéreo e eVTOLs (aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical), acrescentou o executivo.

Menos empresas presentes

No lugar das 24 marcas presentes em 2019, este ano serão 15 — menos da metade das 35 vistas no show há uma década. 

publicidade

Alguns executivos optaram por diminuir a participação em feiras para economizar os gastos e focar em eventos virtuais. A interrupção na cadeia de suprimentos também foi citada como fator para não participar.

É o caso da Honda, que disse que a escassez de carros nas concessionárias foi decisivo para não estar na feira de Detroit em 2022.

publicidade

“Sabemos que os salões de automóveis são uma tradição de longa data da indústria e continuamos comprometidos em trabalhar com nossos revendedores para envolver os clientes de maneiras novas e inovadoras”, disse um porta-voz da empresa.

“Os dias do salão do automóvel de Detroit com 60 revelações de veículos acabaram”, disse Thad. “A forma como as empresas revelam seus produtos é completamente diferente hoje.”

publicidade

Vale ressaltar que as principais feiras de automóveis da Europa também já estavam encolhendo mesmo antes da pandemia à medida que as montadoras migravam para lançamentos nas redes sociais.

A mudança só acelerou na pandemia, com muitos executivos descobrindo que ainda poderiam atingir um grande público revelando os seus veículos virtualmente. Uma tendência que os organizadores da feira “estão tentando se adaptar”, ressaltou Thad.

Veja também:

Outros destaques do Salão de Detroit este ano

Entre os principais momentos do show, estão dois lançamentos da Stellantis: um da Chrysler nesta terça (13) e outro da Jeep no dia seguinte. A Ford também exibirá a nova geração do seu esportivo Mustang nesta quarta (14).

A GM também planeja ter exibições completas para suas quatro marcas americanas na feira — Chevrolet, GMC, Buick e Cadillac — para apoiar o evento na sua cidade natal, disse um porta-voz da montadora. 

O encontro anual, tradicionalmente em janeiro, será realizado pela primeira vez em setembro. Em 2019, cerca de 774 mil pessoas compareceram, segundo os organizadores.

Imagem principal: aerogondo2/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!