Um dos eventos certeiros para encontrar raridades são os leilões promovidos pelo governo americano. Além de itens únicos, até equipamentos militares são anunciados, o que exige que o comprador cumpra algumas regras para levar o item para casa.

A GSA Auctions é a agência federal que cuida desses eventos. Um veículo listado na sua página chamou a atenção de MacCallister Higgins.

O americano encontrou uma van de 1989 à venda, um exemplar do Airstream Executive Air Coach. Com poucos detalhes disponíveis, o RV era acompanhado de algumas restrições de segurança, reforçando que o veículo desempenhou algum papel importante no país.

Ao investigar mais sobre o modelo, foi comprovado que a van participou por diversas vezes como veículo de apoio em pousos de ônibus espaciais no programa Space Shuttle da Nasa.

publicidade

Higgins compartilhou algumas fotos no Twitter. A principal mostra o veículo rebocando um ônibus espacial após o pouso na Base Aérea de Edwards, usada em 54 missões do programa. 

Segundo a página do leilão, o veículo não se encontra em condições de rodar e deve ser retirado por um caminhão guincho pelo comprador no Armstrong Flight Center, um dos centros de pesquisa aeronáutica operados pela Nasa.

Quem comprar o Airstream deve ser obrigatoriamente um cidadão americano e está impedido de exportar o RV para outro país.

Até o momento, a van atraiu 19 interessados, com a oferta mais alta na casa dos US$ 21 mil. Um preço considerado razoável pelos colecionadores para ter uma recordação da agência espacial americana na garagem.

Veja também:

Imagem principal: GSA Auctions/Reprodução

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!