União Europeia amplia investigação do Google para incluir caso português

Os controladores antitruste da União Europeia (UE) ampliaram o âmbito de sua investigação acerca do negócio de publicidade digital do Google
Por Gabrielly Bento, editado por Adriano Camargo 13/09/2022 09h32, atualizada em 13/09/2022 16h07
União Europeia amplia investigação do Google para incluir caso português
Imagem: William Barton/Shutterstock
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As autoridades antitruste da União Europeia (UE) ampliaram o âmbito de sua investigação acerca do negócio de publicidade digital do Google, unidade da Alphabet, ao assumir a investigação do órgão de fiscalização da concorrência portuguesa sobre o mesmo assunto.

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Ao mesmo tempo que a Comissão Europeia começou a sua investigação em junho de 2021, a Autoridade da Concorrência Portuguesa (AdC) só instituiu uma investigação em maio de 2022 após uma denúncia.

De acordo com o órgão de fiscalização português, as autoridades da concorrência da UE elegeram seu caso em 27 de julho, levando em conta o alcance e o impacto do tema em questão.

Além disso, a AdC afirmou que sua investigação foi focada no mercado de servidores de anúncios de editores e no mercado de plataformas do lado da oferta, que permitem aos editores gerenciar o espaço publicitário em seus sites e vendê-lo por meio de leilões, ou em acordos com anunciantes.

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Imagem: Benny Marty/Shutterstock

“Existem indícios de que a Google utilizou informações não acessíveis aos concorrentes em anúncios on-line para alterar o resultado desses leilões a favor dele mesmo, e possivelmente limitou o desenvolvimento de tecnologias de leilões concorrentes, entre outros comportamentos restritivos da concorrência no contexto de negociações com editores”, informou a AdC.

Vale mencionar que o Google chegou a ganhar US$ 147 bilhões em receita com anúncios on-line em 2020, mais do que qualquer outra empresa no mundo, incluindo pesquisa, YouTube e Gmail que contabilizaram a maior parte de suas vendas e lucros globais.

Via: Reuters

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Redator(a)

Gabrielly Bento é redator(a) no Olhar Digital

Jornalista 100% geek há quase 20 anos, pai do Alê, fanático por tecnologia, games, Star Wars, esportes e chocolate. Narrador/comentarista esportivo e Atleta Master. Não necessariamente nessa ordem.