Em sua nova geração de iPhones 14 Pro, a Apple introduziu um novo recurso para a tela de bloqueio: o Always-On. Quando o usuário pegar o celular bloqueado, o display vai escurecer o papel de parede automaticamente para facilitar a visualização de notificações, hora, data e widgets.

Esse recurso já existia em dispositivos Android, mas a Apple deu o seu “toque” adicional em sua nova geração “Pro” de smartphones. Vamos explorar um pouco mais essa novidade e ver como ela funciona.

Conforme explica a Apple, a tela Always-On é habilitada por uma nova taxa de atualização de 1 Hz e múltiplas tecnologias de eficiência energética que vem com os novos iPhones 14 Pro e seu chip A16 Bionic. O objetivo da fabricante é tornar a experiência do usuário mais prática e visualmente agradável.

Leia mais:

publicidade

O que faz o Always-On do iPhone 14 Pro?

O Always-On dos novos iPhones traz exatamente o que se espera do recurso e um pouco mais. A tela do smartphone escurece seu papel de parede suficientemente para que você ainda possa vê-lo enquanto destaca as informações mais importantes da tela. Ou seja, a tela de bloqueio manterá o brilho do relógio, data, widgets e de atividades ao vivo.

Apple lança iPhone 14 Pro e 14 Pro Max com Dynamic Island, A16 Bionic e novas câmeras
Apple lança iPhone 14 Pro e 14 Pro Max com Dynamic Island, A16 Bionic e novas câmeras / Divulgação: Apple

A Apple já mostrou alguns exemplos do Always-On em funcionamento nos novos iPhones e todos eles trazem imagens de pessoas como plano de fundo, destacando um dos pontos mais interessantes desse recurso: a preservação de tons de pele mesmo quando a tela é escurecida.

Há alguns outros detalhes mais sutis. Quando o Always-On está ativo, a tela em “camadas” do iPhone 14 é alterada. Assim, o relógio que poderia aparecer atrás de algum elemento do papel de parede volta para a frente para melhor visualização.

A vida útil da tela e bateria pode ser afetada?

Uma preocupação natural ao se pensar nesse recurso é se a vida útil da tela e da bateria do smartphone podem ser prejudicadas pelo uso contínuo do Always-On. Em poucas palavras, não há nenhum risco de queima de pixels, por exemplo, para o display OLED do iPhone 14 Pro por conta da taxa de atualização da tela de 1 Hz.

Quanto a bateria, o impacto dessa função é mínimo, já que o A16 Bionic traz diversos recursos de otimização energética que são usados para minimizar o consumo de energia do Always-On. Vale destacar que o usuário pode desativar a função Always-On da tela do iPhone 14 Pro, se assim quiser.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!