Novas imagens de satélite mostram a dimensão dos incêndios florestais que assolam os estados norte-americanos de Washington e Oregon. Neste último, o fogo que se alastra pela Floresta Nacional de Willamette é o maior das cerca de duas dúzias de focos de incêndio ativos na região.

Os satélites acompanharam as chamas na floresta conforme elas cobriam uma área de 90 km². Uma imagem capturada pela NASA no sábado (10) mostra a fumaça do incêndio se espalhando pela costa oeste dos Estados Unidos e avançando para o Oceano Pacífico. Altos níveis de poluição do ar foram observados em Portland, capital do Oregon, reduzindo a qualidade do ar para a categoria “muito insalubre”, segundo um comunicado da NASA.

publicidade
Imagem captada por satélite do incêndio florestal que assola o estado de Oregon | Crédito: Planet.

Incêndio em Washington

Um incêndio menor atinge o estado de Washington – não confundir com Washington D.C., capital federal dos Estados Unidos, que fica do outro lado do país – e gera nuvens de fumaça igualmente visíveis do espaço. O fogo, que começou no último fim de semana na região da Cordilheira das Cascatas, está poluindo o ar da capital Seattle e arredores.

Suas chamas engoliram uma área de 32 km² em um único dia com o auxílio de um sistema de fortes ventos de baixa pressão que chega do Oceano Pacífico, de acordo com a NASA.

publicidade
Imagem captada por satélite do incêndio florestal que assola o estado de Oregon | Crédito: Planet.

Leia mais:

O noroeste não é a única região dos Estados Unidos que enfrenta este problema. Em decorrência de um verão com temperaturas extremas, o país apresenta um número de incêndios florestais acima da média, embora não tão graves como os de 2020 e 2021.

publicidade

Outro estado que está sofrendo com o fogo é a Califórnia, onde as chamas já se alastraram por 1370 km². Atualmente, o maior foco de incêndio é o da Sierra Nevada, com 47 km² de floresta devastada.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!