Neste dia 15 de setembro é comemorado o Dia do Cliente. A data é celebrada desde 2003 e foi criada com intuito de homenagear os consumidores, mas só em 2017 a Câmara dos Deputados decretou, de fato, o dia.
A data também ficou muito conhecida pelas diversas promoções disponibilizadas pelas lojas, como novos brindes e até descontos exclusivos.
Porém, em datas comemorativas é muito importante estar atento aos sites que você está comprando. Golpistas e pessoas mal intencionadas podem usar de falsas promoções para aplicar golpes na internet.
Por isso, nós do Olhar Digital resolvemos checar como andam as coisas quando o assunto é resolver problemas. Separamos os cinco sites melhor colocados e também os piores no ranking de empresas que resolvem mais problemas do Reclame Aqui.
Leia também!
- Instagram lança nova ferramenta para pais controlarem perfil dos filhos
- Luva de Pedreiro desiste do trabalho como influenciador digital
- WhatsApp lança recurso para reverter mensagens apagadas por engano
Shopee
Considerado um fenômeno recente no mercado digital, a Shopee cresceu muito durante a pandemia de Covid-19. A plataforma chinesa funciona como um grande marketplace, disponibilizando produtos nacionais e importados.
Famosa por suas diversas promoções e e cupons para frete grátis, a plataforma possui um catálogo gigantesco com preços bastante competitivos.
Nota Reclame Aqui: 7.4
Amazon
Considerada uma das empresas mais valiosas do mundo, a Amazon abriu seu centro de distribuição em São Paulo em 2019 e, desde então, vem ganhando espaço no mercado online brasileiro.
Funcionando como um dos maiores marketplaces da atualidade, a empresa fechou acordos com grandes transportadoras do país para garantir maior segurança nas entregas aos clientes.
Nota Reclame Aqui: 8.3
Americanas
Também conhecida pela grande variedade de produtos, as Lojas Americanas tem se destacado no seu e-commerce: Americanas.com. Além de ter um catálogo próprio de produtos, a plataforma também funciona como marketplace, abrigando outros anunciantes.
Nota Reclame Aqui: 8.7
Mercado Livre
A empresa argentina se tornou a maior plataforma de compra e venda da América Latina, nela é possível encontrar quase tudo que se imagina, devido seu vasto catálogo de produtos e vendedores.
Entre os diferenciais da plataforma estão seu meio de pagamento e envio das mercadorias, que são próprios, chamados de Mercado Pago e Mercado Envios, elevando a segurança da compra e recebimento do produto.
Nota Reclame Aqui: 7
Netshoes
A empresa brasileira foi fundada em 2000 e atualmente atua também na Argentina e no México. Conhecida por seus comerciais marcantes, a Netshoes se tornou o maior conglomerado brasileiro de artigos esportivos no comércio eletrônico e hoje administra também algumas lojas oficiais de clubes de futebol.
Nota Reclame Aqui: 8.5
Piores sites
No entanto, nem só de lojas boas a internet é servida. Abaixo listamos sites que, neste Dia do Cliente, devem ser evitados, de acordo com o Procon SP – Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo.
- Gelniche.com.br
- jumbomagazine.com.br
- Lbashop.com.br
- tenisrun.com.br
- vocedeapple.com
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!