Neste dia 15 de setembro é comemorado o Dia do Cliente. A data é celebrada desde 2003 e foi criada com intuito de homenagear os consumidores, mas só em 2017 a Câmara dos Deputados decretou, de fato, o dia.

A data também ficou muito conhecida pelas diversas promoções disponibilizadas pelas lojas, como novos brindes e até descontos exclusivos.  

publicidade

Porém, em datas comemorativas é muito importante estar atento aos sites que você está comprando. Golpistas e pessoas mal intencionadas podem usar de falsas promoções para aplicar golpes na internet.  

Por isso, nós do Olhar Digital resolvemos checar como andam as coisas quando o assunto é resolver problemas. Separamos os cinco sites melhor colocados e também os piores no ranking de empresas que resolvem mais problemas do Reclame Aqui.

publicidade

Leia também!

Shopee 

Considerado um fenômeno recente no mercado digital, a Shopee cresceu muito durante a pandemia de Covid-19. A plataforma chinesa funciona como um grande marketplace, disponibilizando produtos nacionais e importados.  

publicidade

Famosa por suas diversas promoções e e cupons para frete grátis, a plataforma possui um catálogo gigantesco com preços bastante competitivos. 

Nota Reclame Aqui: 7.4

publicidade

Amazon 

Considerada uma das empresas mais valiosas do mundo, a Amazon abriu seu centro de distribuição em São Paulo em 2019 e, desde então, vem ganhando espaço no mercado online brasileiro.  

Funcionando como um dos maiores marketplaces da atualidade, a empresa fechou acordos com grandes transportadoras do país para garantir maior segurança nas entregas aos clientes. 

Nota Reclame Aqui: 8.3

Americanas  

Também conhecida pela grande variedade de produtos, as Lojas Americanas tem se destacado no seu e-commerce: Americanas.com. Além de ter um catálogo próprio de produtos, a plataforma também funciona como marketplace, abrigando outros anunciantes.  

dia do cliente
Imagem: Kriang kan/Shutterstock

Nota Reclame Aqui: 8.7

Mercado Livre 

A empresa argentina se tornou a maior plataforma de compra e venda da América Latina, nela é possível encontrar quase tudo que se imagina, devido seu vasto catálogo de produtos e vendedores. 

Entre os diferenciais da plataforma estão seu meio de pagamento e envio das mercadorias, que são próprios, chamados de Mercado Pago e Mercado Envios, elevando a segurança da compra e recebimento do produto.  

Nota Reclame Aqui: 7

Netshoes  

A empresa brasileira foi fundada em 2000 e atualmente atua também na Argentina e no México. Conhecida por seus comerciais marcantes, a Netshoes se tornou o maior conglomerado brasileiro de artigos esportivos no comércio eletrônico e hoje administra também algumas lojas oficiais de clubes de futebol.  

Nota Reclame Aqui: 8.5

Piores sites

No entanto, nem só de lojas boas a internet é servida. Abaixo listamos sites que, neste Dia do Cliente, devem ser evitados, de acordo com o Procon SP – Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo.

  • Gelniche.com.br
  • jumbomagazine.com.br
  • Lbashop.com.br
  • tenisrun.com.br
  • vocedeapple.com

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!