Com cada vez mais carros competindo por espaço no trânsito, o céu acabou se tornando uma alternativa para criar meios de transporte mais eficientes. Quem esteve na feira Detroit Auto Show 2022 pode ver um deles em ação: a moto voadora XTurismo.

Movido por um motor híbrido da Kawasaki, o veículo possui duas hélices primárias e quatro secundárias que atuam como estabilizadores, podendo ficar no ar por até 40 minutos em velocidade máxima (97 km/h).

publicidade
Hoverbike XTurismo. Imagem: ALI Technologies/Divulgação

Feita em fibra de carbono, as suas medidas são: 3,7 metros de comprimento, 2,4 metros de largura e 1,5 metros de altura. A carga útil máxima, por sua vez, é de 100 kg.

Futuro da mobilidade urbana

Descrito como “o futuro da mobilidade urbana”, a AERWINS Technologies, empresa responsável pelo projeto, diz que a plataforma usada no modelo também pode servir como base para outras “hoverbikes” (ou motos flutuantes, nome adotado para essa nova categoria de motocicletas).

publicidade
Imagem: YouTube/Reprodução

É válido deixar claro que a XTurismo, apesar do potencial, ainda não pode rodar nas ruas legalmente. A moto flutuante só poderá ser usada pelos donos em propriedades privadas e pistas de corrida. Como toda novidade no mercado, o produto também será para poucos por conta do preço: US$ 680 mil na pré-venda.

O plano da fabricante é lançá-la oficialmente nos Estados Unidos no início de 2023. Para 2025, é esperado um corte significativo no valor final, que deve cair para US$ 50 mil na configuração mais básica da hoverbike, indica Shuhei Komatsu, CEO da AERWINS Technologies.

publicidade

A demonstração oficial do voo da XTurimo foi mostrada no vídeo abaixo:

Komatsu destaca ainda que o projeto vai além de um brinquedo para se divertir, podendo servir também como veículo de resposta a emergências. O executivo espera que nos próximos anos a legislação sobre os eVTOLs (aeronaves elétricas de decolagem e aterrissagem vertical) seja atualizada, permitindo uma adoção mais ampla desse tipo de motocicleta.

publicidade

Imagem principal: ALI Technologies/Divulgação

Veja também:

Via: Autoevolution, FOX

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!