Ovos de dinossauro repletos de cristais são encontrados na China

Por Gabriel Caldini, editado por André Lucena 16/09/2022 22h00
ovo-dinossauro-gigante-cristais-china
Crédito: Qing He, via Journal of Palaeogeography.
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Paleontólogos encontraram dois ovos gigantes com cristais em seus interiores na bacia do Rio Qianshan, na China. Segundo um artigo publicado na revista Journal of Palaeogeography, os objetos, do tamanho de bolas de boliche, pertencem a uma espécie de dinossauro até então desconhecida.

Ambos possuem cristais de calcita (CaCO3) em seu interior e um formato excepcionalmente esférico para ovos do seu tipo.

“Neste estudo, descrevemos dois ovos do período Cretáceo Superior recém-descobertos na província de Anhui, Leste da China”, escreveram os autores. A nova espécie, Shixingoolithus qianshanensis, representa a primeira descoberta de um dinossauro deste gênero na bacia do Qianshan, além de fornecer novas evidências paleontológicas que servirão para identificarmos, dividirmos e correlacionarmos outras descobertas no estrato geológico do Cretáceo Superior-Paleoceno Inferior presente na região.”

É difícil determinar a qual espécie pertencia um dinossauro apenas através de seus ovos, já que os embriões quase nunca ficam preservados. Logo, outras propriedades do ovo são analisadas, como o tamanho, o formato e a estrutura mineral.

De acordo com um artigo da revista Cretaceous Research, os dinossauros Shixingoolithus provavelmente eram ornitópodes, animais herbívoros que andavam sobre duas patas e mediam entre 1,82 m e 9,14 m da cabeça à ponta de suas caudas.

Eles teriam sido extintos há 66 milhões de anos, no famoso evento do final do Cretáceo no qual o impacto do asteroide Chicxulub varreu a maior parte das espécies do planeta Terra.

Dinossauros chineses

“Há uma abundância e ampla distribuição de ovos de dinossauro do Cretáceo Superior na China”, afirmam os autores do estudo.

Leia mais:

Além dos ovos, uma grande variedade de fósseis e pegadas de dinossauros e outros animais foram encontradas no território chinês. Na província de Liaoning, mais de 90 espécies de vertebrados e cerca de 300 invertebrados já foram identificados, segundo a National Geographic.

Crédito da imagem destacada: Qing He, via Journal of Palaeogeography.

Redator(a)

Gabriel Caldini é redator(a) no Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.