Em mais um desdobramento da nova “corrida espacial”, a China descobriu um novo mineral lunar que poderia ser usado como fonte de energia. Em coletiva de imprensa coberta pelo site de notícias Xinhua, porta-vozes do país também anunciaram que sua agência espacial aprovou três missões não-tripuladas à Lua nos próximos 10 anos.

O mineral, chamado Changesite-(Y), é um fosfato encontrado entre as amostras de basalto da Lua e foi descoberto pela sonda lunar Chang’e-5, à qual deve seu nome. Suas principais características são seu formato colunar, falta de coloração e opacidade semitransparente. Embora suas propriedades ainda sejam desconhecidas, a Bloomberg afirma que o mineral contém o isótopo hélio-3, que algumas pessoas acreditar tratar-se de uma das fontes de energia do futuro.

A Comissão de Novos Minerais, Nomenclatura e Classificação da Associação Mineralógica Internacional endossou o Changesite-(Y) como um novo mineral.

Changesite-(Y) (Crédito: Autoridade de Energia Atômica da China)

A China no contexto espacial

Embora seja a primeira descoberta de um mineral lunar por parte da China, isso não é algo inédito para a comunidade espacial como um todo. Em outras ocasiões, os Estados Unidos e a Rússia também descobriram novos minerais contidos em amostras lunares, tornando o mais recente evento apenas mais um avanço nesta corrida espacial de três competidores.

publicidade

Conforme países e entidades privadas se preparam para lançar inúmeras missões lunares tripuladas e não-tripuladas na próxima década, a questão da mineração lunar fica cada vez mais em voga.

Leia mais! 

Embora o novo mineral ainda esteja envolto em mistério, caso comprove-se que ele tenha potenciais energéticos, a corrida espacial poderá ser ainda mais acelerada, além de suscitar a questão dos direitos de propriedade na Lua para fins de mineração.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!