Novo Polo chega ao Brasil com mais tecnologia, novo visual e motor menos potente

Novo Polo chega ao Brasil com novo motor (menos potente), mas ao mesmo tempo entrega novas tecnologias e visual renovado
Por André Fogaça, editado por André Lucena 19/09/2022 13h23, atualizada em 19/09/2022 15h22
Novo Polo (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Novo Polo (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Volkswagen anunciou, nesta segunda-feira (19), o lançamento oficial da versão 2023 do Polo, chamado pela montadora alemã de Novo Polo. O hatch compacto chega ao Brasil com novas linhas externas, farol de LED para todas as versões e motor menos potente, prometendo melhor eficiência de combustível e até mesmo baixando o custo do veículo no final da conta.

Olhando por fora, bastante coisa muda neste Novo Polo, a começar pelas linhas mais retas, com mais detalhes e trazendo boa parte do que é encontrado no acabamento do modelo europeu. As maiores alterações estão no desenho do para-choque e também nos faróis, agora com lâmpada de LED para todas as versões que serão vendidas por aqui. Além de luz branca, a nova iluminação promete alcançar o dobro de distância em ambientes escuros.

Leia também:

Na traseira as mudanças são muito mais sutis, mas o para-choque daqui também recebeu o novo desenho mais agressivo. Por dentro as alterações são ainda menores, pois o Novo Polo traz quase tudo da versão anterior, mudando dois pontos em especial: o controle do ar-condicionado agora é feito com tela sensível ao toque e existe mais tecido nas portas, deixando de lado parte do plástico simples.

Novo Polo está mais inteligente

Os bancos para todas as versões trazem visual esportivo, vindo diretamente da versão GTS do carro do ano passado. Em tecnologia, o Novo Polo pode ter carregador por indução no console central, painel do motorista digital com 8 ou 10,25 polegadas e tela multimídia com o VW Play. Este sistema operacional traz alguns apps embarcados, como Spotify, Waze, iFood e o Estapar.

Novo Polo (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Novo Polo (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Nesta versão mais aplicativos podem ser baixados, sempre pelo Wi-Fi criado pelo celular do motorista, como Abasteça Inteligente, My Turner para rádio online de vários países, Serpens que é um jogo e o Dry Wash, para encontrar serviços de lavagem do veículo. Há um sistema de frenagem automática em caso de colisão e o Novo Polo conta com quatro airbags, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus e bloqueio eletrônico do diferencial.

No motor, o Novo Polo traz economia em muitos pontos. Agora ele está menos potente, partindo de um 1.0 MPI aspirado com 84 cavalos, indo até intermediário TSI 1.0 turbo com câmbio manual e 116cv, junto de opção automática no Highline e Comfortline.

Novo Polo (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Novo Polo (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Quanto fica cada um

Os preços ficam assim para o Novo Polo:

  • MPI: R$ 82.990
    • Frenagem automática pós-colisão
    • Bloqueio eletrônico de diferencial
    • Assistente de partida em subidas
    • Controle de pressão dos pneus
    • Vidros elétricos dianteiros
    • Suporte para CarPlay e Android Auto
    • Comandos no volante
  • TSI: R$ 92.990
    • Painel de instrumentos digital de 8 polegadas
    • Vidros elétricos traseiros
    • Retrovisores elétricos
    • Retrovisor direito com rebatimento na marcha ré
    • Sensor de estacionamento
  • Comfortline: R$ 102.990
    • Transmissão automática
    • Piloto automático
    • Volante com Paddle Shift
    • Kessy
    • VW Play (opcional)
  • Highline: R$ 109.990
    • Painel de instrumentos digital de 10 polegadas
    • Carregador de celular por indução
    • Ar-condicionado digital
    • VW Play (de série)
    • Faróis com sensor crepuscular
    • Câmera de ré
    • Sensor de estacionamento dianteiro
    • Sensor de chuva

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

André Fogaça é jornalista formado pela FIAM FAAM, com mais de 12 anos de experiência e conhecimento acumulado em mais de 500 reviews de celulares e tablets. Já passou pelo Canaltech e Tecnoblog.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.