O mês de agosto foi até aqui o período de mais vendas de carros usados no Brasil em 2022. Foram 968 mil automóveis negociados no mês, um salto de 10,9% em comparação com julho do ano passado. Os dados são parte de um estudo mensal realizado pela FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Outro dado curioso fica por conta da idade dos seminovos mais vendidos. Quase a metade, 470.845 unidades, tinham 13 anos ou mais, revela a FENAUTO (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores). O que mostra que os brasileiros estão deixando de lado os carros menos rodados em busca de preços mais baixos.

Com recorde de vendas em agosto, preço de carros usados cai após dois anos de alta
Quase 970 mil seminovos foram vendidos no Brasil em agosto. Imagem: Avigator Fortuner/Shutterstock

Médio de preços em queda

Falando em preço, a média de valores dos veículos com até 4 anos de uso caiu até 0,89% em agosto, o mesmo foi acompanhado pelos usados com 4 a 10 anos. Uma tendência que começou em julho após dois anos de alta.

Já os veículos novos tiveram uma ligeira queda de 0,14% no mês. Os números são do Monitor de Variação de Preço da KBB Brasil, que utiliza análise de dados e Big Data para produzir levantamentos de precificação de veículos novos e usados no país.

publicidade

Sedãs foram os que mais valorizaram

Ainda segundo a KBB, os carros 0 km que mais valorizaram em agosto foram os sedãs, com alta de 0,70% em média. Em contrapartida, os SUVs, um dos segmentos mais populares do país, registrou uma leve queda de 0,16% no preço.

Vale ressaltar que o estudo mensal da KBB Brasil analisou 23.622 versões de veículos 0 km, seminovos com até 3 anos de uso e usados entre 4 e 10 anos à venda no mercado.

Imagem principal: Antônio Salaverry/Shuttestock

Veja também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!