Eles já são uma realidade no nosso dia a dia, nos mais variados formatos e assumindo as mais diversas funções. Desde os cães automatizados que fizeram a segurança do Rock in Rio, por exemplo, até os humanoides ultrarrealistas como o famoso Ameca, os robôs chegaram para trazer mais agilidade e celeridade a processos de menor e maior complexidade do nosso cotidiano.

Conforme se tornam cada vez mais avançados, os robôs começam a operar em muitos ambientes, como casas, escritórios, shoppings, aeroportos, unidades de saúde e espaços de convivência assistida. Para promover seu uso e implementação generalizados, no entanto, os profissionais de robótica devem garantir que as máquinas sejam bem percebidas e consideradas confiáveis pelos humanos.

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Robô humanoide Ameca, que consegue reproduzir expressões faciais humanas. Segundo estudo, esse robô seria mais confiável se pudesse falar. Imagem: Reprodução/YouTube

Pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia, realizaram recentemente um estudo com o objetivo de entender melhor o que afeta a confiança de um usuário humano em robôs. O trabalho, publicado no servidor de pré-impressão arxiv no fim de agosto, tentou determinar especificamente se a capacidade de um robô humanoide de falar pode afetar a confiança de um usuário humano nele.

“A ideia do artigo surgiu depois que encontramos alguns resultados inesperados em um experimento anterior”, disse Amandus Krantz, um dos pesquisadores que realizou o estudo, ao site TechXplore. “Estávamos investigando como o comportamento do olhar defeituoso pode impactar a confiança em um robô social humanoide. Os resultados mostraram uma diferença significativa na confiança antes e depois da interação com o robô em todas as condições, mas não houve diminuição da confiança do comportamento defeituoso. O único componente que não foi alterado entre as condições foi um discurso curto do robô”.

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Com base nas descobertas reunidas em seu estudo anterior, Krantz e seus colegas começaram a refletir sobre a possibilidade de que a capacidade de falar de um robô, que poderia ser percebida como inteligência, influencia o quanto um usuário humano confia na máquina.

“Teorizamos que talvez o componente da fala estivesse aumentando a inteligência percebida do robô, o suficiente para que a mudança de confiança resultante mascarasse a mudança de confiança do comportamento defeituoso”, disse Krantz.

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Experimento é repetido com robô que fala, e resultado surpreende

Para testar sua hipótese, os pesquisadores refizeram o mesmo experimento realizado em seu trabalho anterior, mas no qual o robô não falou. Eles descobriram que quando o robô não falava, os usuários tendiam a confiar menos nele e notar seu comportamento defeituoso. Isso sugere que a capacidade do robô de falar poderia de fato aumentar a confiança dos participantes nele.

“Cada um dos participantes do estudo foi mostrado um vídeo de um robô humanoide exibindo comportamento defeituoso ou não e falando ou sendo mudo”, explicou Krantz. “Ao falar, o robô daria alguns fatos sobre um de uma série de objetos que lhe foram apresentados. Depois de ver este vídeo, os participantes receberam uma série de questionários projetados para estimar sua confiança no robô, juntamente com suas percepções sobre a inteligência, a responsabilidade e a animação dos robôs (quão vivo o robô parece)”.

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Os pesquisadores fizeram seus experimentos online, envolvendo 227 participantes. Quando analisaram as respostas, eles descobriram que, no geral, os robôs não defeituosos eram os mais confiáveis. Curiosamente, no entanto, quando um robô defeituoso podia falar, os participantes relataram confiar nele quase tanto quanto em robôs não defeituosos.

“Até onde sabemos, este é o primeiro estudo que investigou como a capacidade de falar impacta a confiança”, disse Krantz. “Existem alguns estudos semelhantes, mas eles tendem a investigar o efeito do conteúdo da fala (geralmente pedindo desculpas por um erro), em vez de possuir a capacidade de falar. Quanto às implicações práticas, os resultados indicam que a implementação de algum tipo de componente de fala semelhante ao humano pode ser benéfica para os fabricantes de robôs de consumo (como aspiradores robóticos) que estão procurando reduzir o desuso de seus robôs após um erro de operação”.

Os pesquisadores acreditam que, no futuro, suas descobertas podem encorajar empresas de robótica e desenvolvedores a dar maior ênfase à fala de um robô, como um meio de aumentar a confiança dos usuários potenciais.

“Os experimentos descritos no artigo foram realizados on-line, o que é conhecido por potencialmente causar resultados ligeiramente diferentes de experimentos físicos de interação humano-robô, por isso estamos planejando um estudo de acompanhamento em que os participantes interajam com o robô em um ambiente real”, disse Krantz. “Também estamos planejando uma série de estudos que investigam como a confiança é afetada por outros aspectos de um robô humanoide, como a vibração/constrição do olhar ou da pupila”.

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