Após um anúncio de aposentadoria neste domingo (18), que teria sido dado durante uma entrevista, o diretor Woody Allen negou que esteja encerrando sua carreira na indústria cinematográfica.

Por meio de uma nota de um representante do cineasta, Allen afirmou que não irá se aposentar, apesar do que foi publicado no jornal espanhol La Vanguardia. A publicação havia informado que Woody Allen, que tem 86 anos, iria se aposentar após seu 50º filme e próximo projeto, “Wasp 22”, que está em produção na França.

A afirmação de que Allen iria se aposentar alinharia com o que o cineasta revelou durante uma transmissão ao vivo com o ator Alec Baldwin em junho. Nela, Woody Allen sugeriu que perdeu a vontade de fazer filmes porque as pessoas não se animam mais para ir aos cinemas. Mas a aposentadoria foi negada em um pronunciamento feito por representantes do diretor:

“Woody Allen nunca disse que estava se aposentando, nem disse que estava escrevendo outro romance. Ele disse que estava pensando em não fazer filmes, pois fazer filmes que vão direto ou muito rapidamente para plataformas de streaming não é tão agradável para ele, já que ele é um grande amante da experiência cinematográfica. Atualmente, ele não tem intenção de se aposentar e está muito animado por estar em Paris gravando seu novo filme, que será o 50º.”

publicidade

O anúncio da aposentadoria de Allen pareceu certo, afinal o cineasta está há anos no limbo com seus trabalhos, e é há décadas centro de controvérsias por ser acusado por sua filha adotiva, Dylan Farrow, de abuso sexual em 1992. A história já ressurgiu diversas vezes, mas ganhou mais atenção com o movimento #MeToo.

Allen, que estava acostumado a produzir um filme por ano, passou a ser evitado por diversos atores e atrizes de destaque, enquanto outros anunciaram que doariam seus pagamentos para instituições de caridade.

Apesar das alegações, Allen insiste que é inocente, e visto que o caso teria acontecido há 30 anos, dificilmente haverá uma resposta definitiva sobre o que aconteceu de verdade. A HBO Max lançou em 2021 uma série documental chamada “Allen contra Farrow”, que fala mais sobre o episódio, mas é constantemente acusada de focar apenas no lado de Dylan Farrow.

Leia mais!

Apesar das polêmicas, Allen continuou a dirigir filmes, como “Um Dia de Chuva em Nova York”, estrelado por Timothée Chalamet e Elle Fanning, e “O Festival do Amor”, que já não contou com um elenco composto por grandes nomes.

O elenco de “Wasp 22” ainda não foi anunciado, e o filme aparentemente não será o último da carreira do cineasta.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!