Elon Musk anunciou nesta segunda-feira (19) que a internet da Starlink está disponível em todos os continentes do mundo. Isso significa que a SpaceX, empresa espacial do bilionário, agora possui satélites suficientes na órbita da Terra. 

A SpaceX lançou no domingo mais de 54 satélites, que ao somarem os que já estavam em órbita, totalizam 3,1 mil ao redor do planeta. Elon Musk já revelou que, até o meio de 2027, a empresa chegará a um total de 42 mil satélites em órbita. 

publicidade

Apesar da conquista, vale lembrar que a Starlink teve um subsídio de quase US$ 900 milhões negado pela Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, por falhar em “demonstrar que os provedores poderiam entregar o serviço prometido”.

De acordo com a empresa, o subsídio seria utilizado para levar a internet via satélite para áreas remotas ou rurais dos EUA. A SpaceX chegou a afirmar que a decisão era “injusta”.

publicidade

Leia também!

Imagine assistir a sua série favorita na sua próxima viagem de avião! A Starlink, empresa de Elon Musk, está empenhada em tornar isso realidade – e, poderá, inclusive chegar rapidamente em voos comerciais.

publicidade

Atualmente, a empresa quer mostrar ao mundo que seu sistema de satélites consegue fornecer acesso a serviços de streaming, como, por exemplo, Netflix e YouTube. Por isso, recentemente, a Starlink organizou uma demonstração a bordo de um jato da transportadora JSX, nos Estados Unidos. 

Nesse voo de teste JSX, com cerca de uma dúzia de pessoas a bordo, o sistema Starlink registrou consistentemente capacidades de transmissão superiores a 100 megabits por segundo, conforme medido pelo aplicativo Ookla, que mede velocidade de internet

publicidade

Se você não se lembra, a proposta da Starlink é fornecer banda larga de qualidade inclusive em áreas remotas do planeta. Para conseguir isso, ela utiliza um conjunto de mais de 3 mil pequenos satélites que circundam o planeta em 90 a 120 minutos em uma órbita baixa. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!