Microsoft alerta para fraudes direcionadas a jogadores

A Microsoft afirmou que está investigando uma campanha de fraude de cliques, que visa jogadores através de extensões de navegador
Por Gabrielly Bento, editado por Adriano Camargo 19/09/2022 15h30
Microsoft
Imagem: Volodymyr Kyrylyuk/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Microsoft afirmou que está investigando uma campanha de fraude de cliques em larga escala, que visa jogadores por meio de extensões de navegador implantadas furtivamente em sistemas comprometidos.

“[Os] invasores monetizam cliques gerados por um node-webkit de navegador ou extensão de navegador maliciosa instalada secretamente em dispositivos”, tweetou a Microsoft Security Intelligence.

Leia mais:

A equipe de segurança cibernética da Microsoft está monitorando o cluster de ameaças em desenvolvimento sob o nome DEV-0796.

A forma que o adversário atrai a vítima é por meio de um arquivo ISO, que é baixado na máquina da vítima ao clicar em um anúncio malicioso ou comentários no YouTube

O arquivo, quando aberto, é programado para instalar um kit de navegação node-webkit (também conhecido como NW.js) ou uma extensão de navegador não autorizada.

Além disso, o arquivo ISO se camufla como ‘hacks’ e ‘cheats’ para o jogo de tiro em primeira pessoa Krunker. Cheats são programas que ajudam os jogadores a obter uma vantagem adicional além dos recursos disponíveis durante o jogo.

Microsoft

Também são utilizados ​​nos ataques arquivos DMG, que são arquivos de imagem da Apple Disk Image, usados ​​principalmente para distribuir software no macOS, indicando que os agentes da ameaça estão visando vários sistemas e plataformas operacionais.

Foi possível identificar esse golpe logo após a Kaspersky ter divulgado detalhes de outra ação que atrai jogadores que procuram truques no YouTube para baixar malware auto propagável, capaz de instalar mineradores de criptomoedas e outros ladrões de informações.

“Malware e software indesejado distribuído como programas de trapaça se destacam como uma ameaça particular à segurança dos jogadores, especialmente para aqueles que gostam de séries de jogos populares”, relatou a empresa russa de segurança cibernética em relatório recente.

Via: The Hacker News

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Gabrielly Bento é redator(a) no Olhar Digital

Jornalista 100% geek há quase 20 anos, pai do Alê, fanático por tecnologia, games, Star Wars, esportes e chocolate. Narrador/comentarista esportivo e Atleta Master. Não necessariamente nessa ordem.