Quem assistiu “Game of Thrones” e agora acompanha “House of the Dragon” sabe que a política de Westeros é algo com bastante peso neste universo, seja com manobras, questões de sucessão ou casamentos para forjar alianças, e os Pretos e Verdes são grande parte disso.

ATENÇÃO: O texto contém spoilers de “House of the Dragon”.

publicidade

Mas o episódio 5, que foi lançado neste domingo (18), mostrou o início da formação de um dos grupos políticos mais importantes da série, que protagonizará a futura guerra civil dos Targaryen: os Verdes.

A entrada da rainha Alicent na festa prévia do casamento de Rhaenyra e Laenor, um dos grandes momentos do episódio, impressionou não apenas por ela ter interrompido o discurso do rei Viserys, mas também por estar vestindo verde.

publicidade
pretos verdes
Alicent surge com um vestido verde para o casamento de Rhaenyra. Imagem: HBO

A série se baseia no livro “Fogo e Sangue”, de George R.R. Martin, que conta a ascensão e queda da família Targaryen. O trecho específico em que a série se passa trata-se da Dança dos Dragões, um evento marcante na história de Westeros.

Sem entrar em grandes detalhes, os eventos futuros da série levarão a uma verdadeira guerra civil dentro da família por causa do embate entre Verdes – aqueles que defendem que o filho mais velho da rainha Alicent assuma como rei -, e Pretos – que defendem que Rhaenyra deve ascender ao Trono de Ferro, como era desejo de seu pai, o rei Viserys.

publicidade

A duas facções ou grupos políticos já vão sendo formados muito antes da morte do rei Viserys, que aparenta estar pior de saúde a cada episódio. O motivo da briga é a difícil situação da sucessão ao trono do rei Viserys.

Após a morte da rainha Aemma durante o parto, uma das cenas mais marcantes da série até aqui, e também a morte da criança, que seria o tão aguardado filho homem do rei, as coisas se complicaram na sucessão. Com Daemon, o irmão do rei, sendo o herdeiro natural ao trono, dada a ausência de descendentes homens, o rei acabou optando por nomear sua única filha, Rhaenyra, como herdeira ao Trono de Ferro.

publicidade

Mas Viserys se casou novamente, escolhendo como esposa Alicent Hightower, a filha do Mão do Rei Otto Hightower. Com ela, Viserys teve mais filhos, inclusive Aegon, que seria o herdeiro natural ao trono por ser o filho mais velho do rei. Só que Viserys nunca determinou que Rhaenyra seria substituída como herdeira, e insistiu que ela assumiria o trono após sua morte.

Com isso, e como os lordes das grandes casas de Westeros foram convocados por Viserys para jurar lealdade a Rhaenyra, o reino se dividirá ao meio entre os que defendem o direito de nascimento de Aegon, e aqueles que entendem que a decisão de Viserys de nomear Rhaenyra como herdeira deve ser respeitada.

Com a manutenção de Rhaenyra como herdeira, um grupo passou a conspirar para elevar Aegon ao trono. Este grupo inclui personagens já conhecidos como a própria Alicent, seu pai Otto Hightower, e diversos outros lordes que tomaram o lado da rainha na disputa. Este grupo ficou conhecido como os Verdes. Por outro lado, o grupo que se uniu para defender os direitos de Rhaenyra, passou a se intitular de os Pretos.

Apesar da ação só acontecer no futuro entre estes dois lados, o conflito já vem sendo armado em reuniões e sussurros e alianças, antes que qualquer ataque aconteça a cada um dos lados.

O nome dos grupos que protagonizam a guerra civil Targaryen se refere às cores usadas em guerras pelas casas de Alicent, os Hightower, e Rhaenyra, os Targaryen. No entanto, as cores também dizem respeito a cores de vestidos das duas. Apesar de Alicent já ter aparecido usando verde no episódio 5, sinalizando o início da formação dos Verdes e uma mudança nos interesses da personagem, há uma outra cena no futuro da série que deve formalizar a criação das duas facções.

Leia mais!

No livro, os Pretos e Verdes passam a ser conhecidos desta maneira após um torneio, em que Alicent vestiu verde e Rhaenyra usou preto. Ainda não sabemos se esta cena ocorrerá, mas existem vislumbres em trailers e em imagens vazadas de uma cena em que as duas – já vividas por Emma D’Arcy e Olivia Cooke – aparecem usando roupas escuras, e Alicent ameaça Rhaenyra com uma adaga.

Os episódios de “House of the Dragon” chegam sempre aos domingos às 22h, na HBO e HBO Max. Os cinco primeiros já estão disponíveis na HBO Max.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!