Além dos carros elétricos, a Tesla também atua no ramo de energia por meio da subsidiária Tesla Energy. Um dos seus produtos de energia limpa é o ‘Tesla Megapack’, uma estação que usa baterias de íon de lítio para armazenar e fornecer eletricidade.
Uma das unidades operadas pela concessionária americana de energia PG&E (Pacific Gas and Electric Company) pegou fogo na madrugada de terça-feira (20), fechando parte de uma estrada na Califórnia. Segundo o comunicado oficial da empresa, o incêndio foi registrado por volta de 1:30 no condado de Monterey e não deixou feridos.
“Os sistemas de segurança funcionaram conforme projetado quando o problema foi detectado e desconectaram automaticamente a instalação de armazenamento da rede. Não houve feridos e não há interrupções elétricas para os clientes”.
Veja também:
- Tesla conclui expansão da capacidade de produção em Xangai
- Fábrica gigante da Tesla no Texas anuncia seu SUV Model Y de número 10.000
- Tesla atrasa integração com a Steam e aposta em plataforma própria de jogos
- Tesla Model Y recebe nota máxima de agência de segurança europeia
Conforme os testes internos feitos pela Tesla, o objetivo do sistema de segurança é justamente garantir que o fogo não se propague para outras baterias ao redor do dispositivo, já que normalmente os Powerpacks são instalados em grandes grupos.

Esta também não é a primeira vez que uma estação pega fogo. Em 2021, outra unidade na Austrália apresentou o mesmo problema durante testes de rotina, o que, segundo a Tesla, é quase inevitável em função da quantidade de baterias operando.
Vale destacar que o projeto em Monterey é considerado o maior da empresa até aqui. São nada menos que 256 estações funcionando simultaneamente, gerando nada menos que 730 MWh de energia.
Imagem principal: askarim/Shutterstock
Via: Electrek
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!