A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluiu no rol de procedimentos obrigatórios o teste para diagnóstico da varíola dos macacos. A medida, que consta em uma nova resolução normativa aprovada na terça-feira (20), garante a cobertura do exame por planos de saúde privados. 

“A inclusão do exame complementar na lista de coberturas obrigatórias foi feita de forma extraordinária, diante do cenário da doença que, atualmente, põe o Brasil entre os seis países com o maior número de casos confirmados em todo o mundo”, disse, em nota, a ANS. 

publicidade
Varíola dos Macacos
Imagem: Shutterstock/Tatiana Buzmakova

Ainda segundo o comunicado, a incorporação do teste faz parte do processo dinâmico de revisão do rol, que já foi modificado 12 vezes em 2022, garantindo a cobertura obrigatória de 11 procedimentos e 20 medicamentos.  

No ano passado, foram aprovadas alterações no processo de atualização. Até então, a lista era renovada a cada 2 anos. Com a mudança, as propostas passaram a ser analisadas de forma contínua pela área técnica da ANS, que avalia critérios variados como os benefícios clínicos comprovados, o alinhamento às políticas nacionais de saúde e a relação entre custo e efetividade. 

publicidade

De acordo com informações da Agência Brasil, a nova resolução normativa determina que os planos deverão cobrir os testes dos beneficiários que apresentarem indicação médica. O exame é realizado a partir de amostras de fluidos coletados diretamente de lesões que se manifestam na pele, usando um swab [cotonete estéril] seco. As análises permitem detectar a presença do vírus que causa a doença. 

Leia mais! 

publicidade

Primeiro teste oficial de varíola dos macacos foi aprovado 

Também na terça-feira (20), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do primeiro teste para diagnóstico de varíola dos macacos no Brasil. O kit molecular, fabricado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), detecta regiões genômicas dos vírus Orthopox, Monkeypox e Varicella Zoster. 

Segundo o G1, a Anvisa já havia autorizado o uso emergencial dos kits de diagnóstico. Na mesma época, em agosto, a Fiocruz realizou o pedido oficial de registro – aprovado agora. 

publicidade

Conhecida internacionalmente como monkeypox, a varíola dos macacos é endêmica em regiões da África e se tornou uma preocupação sanitária devido a sua disseminação por diversos países desde maio. No Brasil, já são 7.019 casos e duas mortes, segundo dados mais recentes do Ministério da Saúde.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!