Estudo mostram que pacientes usando óculos de realidade virtual precisaram de menos anestesia

Por Adriano Camargo, editado por Acsa Gomes 23/09/2022 10h30, atualizada em 26/09/2022 14h11
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Novas evidências indicam que a realidade virtual pode aliviar as dores durante uma cirurgia. O MIT News relata que pesquisadores do Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston, publicaram um estudo indicando que os pacientes que usam óculos VR com fones de ouvido precisaram de menos anestesia durante uma cirurgia da mão. 

Enquanto o paciente convencional médio precisava de 750,6 miligramas por hora do sedativo propofol, as pessoas que olhavam para um conteúdo relaxante em realidade virtual (como meditação, cenas da natureza e vídeos) precisavam de apenas de 125,3 miligramas. Eles também se recuperaram mais cedo, deixando a unidade pós-anestésica após 63 minutos em média, versus 75 minutos.

Leia mais:

Realidade virtual

Os cientistas afirmam que a realidade virtual distraiu os pacientes da dor que, normalmente, exigiria toda a sua atenção. No entanto, os pesquisadores também admitiram que os usuários do fone de ouvido podem ter entrado na sala de cirurgia esperando que o óculos VR ajudasse, potencialmente sugestionados e distorcendo os resultados.

Mais testes com realidade virtual

A equipe de Beth Israel Deaconess está planejando mais testes que podem descartar esse efeito placebo. Um estudo de acompanhamento também avaliará o efeito da VR em pacientes submetidos à cirurgia de quadril e joelho. Experimentos anteriores, como o do St. Joseph’s Hospital, na França, indicaram que a tecnologia pode ajudar a aliviar os pacientes.

Porém, o fascínio dos profissionais de saúde é claro. Os pacientes podem sofrer menos e voltar para casa mais cedo. Os hospitais, por sua vez, poderiam aproveitar ao máximo seus suprimentos anestésicos, liberar leitos de recuperação e reduzir os tempos de espera. O que um provedor gasta em fones de ouvido VR pode se pagar se permitir mais pacientes e tratamento de maior qualidade.

Via Engadget

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista 100% geek há quase 20 anos, pai do Alê, fanático por tecnologia, games, Star Wars, esportes e chocolate. Narrador/comentarista esportivo e Atleta Master. Não necessariamente nessa ordem.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.