A Audi trabalha em uma enxurrada de veículos para consolidar e expandir sua participação no mercado da China. Na Ásia, a competição para ser a marca de luxo mais popular é acirrada e, por conta disso, a montadora alemã decidiu logo revelar seu mais novo SUV. Trata-se do Audi Q6, o maior modelo da história da companhia, cujos detalhes técnicos acabaram sendo revelados pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação do país e, posteriormente, pela Audi China.

Com sete lugares e um motor turbo a gasolina de 2 litros, o utilitário de três fileiras é maior que o Audi Q7 — cuja produção ainda está em andamento — e foi construído com base na plataforma MEB Evo — a mesma do parrudo Teramont, da Volkswagen. Nenhuma versão a diesel é oferecida, assim como nenhuma opção híbrida. A transmissão é automática.

publicidade

De acordo com a ficha técnica, o Audi Q6 pesa 2.205 kg e possui 5.099 mm de comprimento, 2.014 mm de largura e 1.784 mm de altura — 5 cm a mais, por exemplo, do que a picape Ford Maverick. A distância entre-eixos é de 2.980 mm, o que é maior do que o comprimento inteiro de um Smart ForTwo. Ele também vence o irmão Teramont em todas as medidas (altura, comprimento e largura), embora o entre-eixos seja o mesmo.

Audi Q6
Audi/Divulgação

Modelo a gasolina será restrito à China

Ao que tudo indica, porém, o Audi Q6 a gasolina será restrito à China, enquanto uma versão elétrica será oferecida para Europa e Estados Unidos. O carro recém-revelado, na verdade, é resultado da joint venture entre a Volkswagen e a Saic Motor, uma das principais montadoras do país, e atende a especificidades do mercado local.

publicidade

De acordo com informações da Car News China, o Q6 asiático terá versões com 231 cavalos de potência e variantes com 265 cv. Ainda não há detalhes sobre uma versão elétrica ou híbrida plug-in — o que não deixa de ser curioso, visto que a Audi prepara o lançamento do Q6 no Ocidente como um modelo 100% elétrico.

No entanto, informações de diferentes fontes constam o registro de uma marca, RSQ6, em 29 de outubro de 2021, no Escritório de Marcas e Patentes da China. A marca não tem a ver com o modelo apresentado na imagem e especula-se que seja uma versão de alto desempenho do Q6 com uma bateria — porém, nada foi confirmado pela marca alemã.

publicidade

A marca registrada também pode significar que a Audi está apenas cobrindo todas as bases com possíveis variantes — e nem todas podem ir à produção. O pedido de patente é válido por dez anos.

Crédito da imagem principal: Audi China/Divulgação

publicidade

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!