A NASA adiou a a próxima tentativa de lançamento da missão Artemis 1, que estava marcada para a próxima terça-feira (27), depois de previsões climáticas desfavoráveis. Com a chegada do furacão Ian, os cientistas agora se preparam para remover o foguete SLS e a cápsula Orion da plataforma.

A medida, é uma forma de evitar danos ao equipamento. O transporte está marcado para acontecer entre a noite desta segunda (26) e a madrugada de terça. “A decisão dá tempo para que os funcionários atendam às necessidades de suas famílias e protejam o sistema integrado de foguetes e espaçonaves”, disse a NASA.

publicidade

Agora, não há ainda uma nova previsão para o lançamento da missão Artemis 1. Desde a primeira tentativa, no fim de agosto, o foguete estava na plataforma. Com o risco de danos e a remoção, uma nova data ainda deve levar algumas semanas.

lançamento Artemis 1 -
O foguete Space Launch System (SLS), com a cápsula Orion no topo, posicionado na plataforma LC-39B do Centro Espacial Kennedy. Missão Artemis 1 foi adiada. Imagem: NASA TV

Leia mais:

publicidade

Adiamentos da NASA

A Nasa já havia tentado realizar o lançamento no dia 29 de agosto, mas foi cancelado por alguns problemas técnicos, entre eles uma falha no resfriamento de um dos motores e na válvula de ventilação no intertanque. E no início do mês, 3 de setembro, a missão também teve que ser adiada por causa de um vazamento de hidrogênio líquido na cavidade de desconexão rápida que alimenta o foguete.

Entenda a missão Artemis 1

A missão Artemis 1 será um voo não tripulado da cápsula Orion ao redor do nosso satélite natural. Ela será lançada do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, no topo do megafoguete Space Launch System (SLS).

publicidade

Se bem-sucedida, a missão vai abrir portas para que a Artemis 2 leve astronautas para orbitar a Lua em 2024. E posteriormente, em 2025 ou 2026, durante a Artemis 3, dar a oportunidade aos humanos de pisar no solo lunar novamente.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!