O ator Alan Rickman, que interpretou o personagem Severo Snape na saga “Harry Potter“, comparou em um de seus diários a reação dos fãs do bruxo ao elenco como similar à dos fãs da banda The Beatles.

A informação foi revelada no livro “The Diaries of Alan Rickman” (via The Guardian), publicação da editora Canongate, que reuniu trechos de 26 diários escritos por Alan Rickman, ator que morreu em 2016 vítima de câncer. O trecho em questão foi escrito em 23 de maio de 2004, na premiere mundial de “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”.

publicidade

Ali, Rickman escreveu: “Chegar ao Radio City foi como ser um Beatle. Milhares de fãs gritaram quando saímos dos carros. Principalmente por Daniel Radcliffe, mas foi uma corrida para todos. Sem mencionar subir ao palco para 6.000 [pessoas].” Assim, Rickman comparou a “Pottermania” com um dos maiores fenômenos da cultura pop, a Beatlemania, frenesi de fãs da banda britânica, principalmente nos anos 1960.

Além de comentar sobre a reação dos fãs ao elenco, Rickman comentou sobre o filme em si, o terceiro da franquia e considerado como um dos melhores por público e crítica, que teve direção de Alfonso Cuarón. “É um filme muito adulto, tão cheio de ousadia que me fez sorrir e sorrir,” disse Rickman em seu diário. “Cada quadro dele é o trabalho de um artista e contador de histórias. Efeitos impressionantes que de alguma forma fazem parte da vida do filme, não acrobacias exibidas.”

publicidade

Alan Rickman alcançou aclamação da crítica pós seu papel como Hans Gruber, no clássico da ação de 1988, “Duro de Matar”. Ele fez sua primeira aparição como o Professor Severo Snape no primeiro filme da franquia, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, e reprisou seu papel em todos os demais sete filmes.

Chris Columbus, diretor do primeiro “Harry Potter”, chegou a revelar em uma entrevista passada que teve que convencer Rickman e outros atores veteranos, que temiam serem rotulados após suas estreias na saga do menino que sobreviveu.

publicidade

Leia mais:

“Lembro que o [produtor] David Heyman e eu tivemos que fazer o jantar do ator britânico por algum tempo,” disse Columbus. “Nós saímos para jantar com Richard Harris para convencê-lo, e Maggie Smith para convencê-la. Alan Rickman era o mesmo. Ele estava relutante porque não queria ser rotulado como um vilão, principalmente depois de ‘Duro de Matar’, e eu acho ‘Robin Hood [O Príncipe dos Ladrões]’.”

publicidade

Richard Harris viveu o diretor de Hogwarts, Alvo Dumbledore, durante os dois primeiros filmes da franquia, antes de sua morte em 2002, sendo substituído por Michael Gambon. Já Maggie Smith, interpretou a Professora Minerva McGonagall durante toda a franquia.

De acordo com Alan Taylor, do Scottish Review of Books, que serviu como editor do livro sobre os diários de Alan Rickman, os diários “oferecem uma visão inigualável da vida cotidiana de um ator notável.”

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!