Segundo o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o domínio .br, que fica no final de grande parte dos sites brasileiros, atingiu a marca de 5 milhões de registros. Com isso, o Brasil chega a 5ª posição entre os códigos de país mais populares do mundo na internet.

Atualmente, o domínio .br pode ser associado a mais de 130 semânticas específicas para endereços na internet, atrelados a diferentes setores e atuações específicas. Há opções institucionais, como org.br e ong.br, por exemplo, e opções como med.br, adm.br e adv.br, ligados a categorias profissionais específicas. 

publicidade

Leia também!

Além do mais comum, com.br, as opções para pessoas jurídicas incluem domínios como tur.br, agr.br e far.br, entre outros. Para pessoas físicas é possível registrar endereços terminando em blog.br e wiki.br. É possível ainda especificar por localidade, como rio.br ou manaus.br etc. 

publicidade

Entre as vantagens de utilizar domínios .br, o NIC.br destaca a segurança, com verificações em duas etapas (token), resolução segura de DNS (Sistema de Nomes de Domínio) e criptografia através da tecnologia DNSSEC (Domain Name System SECurity extensions). 

O que é algoritmo na internet
Imagem: 13_Phunkod / Shutterstock

Internet no Brasil é seis vezes mais cara que nos EUA, diz pesquisa

Uma pesquisa feita pela Surfshark, empresa de cibersegurança holandesa, o Brasil possui uma internet seis vezes mais cara que a dos Estados Unidos. O país sul-americano ocupa a 81ª colocação, entre 117 países, no ranking que mensura o custo da internet banda larga.  

publicidade

Os EUA, por exemplo, ocupam o 7° lugar na mesma lista. Um brasileiro que recebe um salário mínimo deve trabalhar, em média, 6h40 para contratar o plano de internet mais barato do país. Enquanto um norte-americano, nas mesmas condições, trabalha apenas 57 minutos para conquistar o mesmo serviço.  

O primeiro lugar do ranking é ocupado pela Armênia, onde as pessoas precisam trabalhar apenas 18 minutos para conseguir contratar um plano de internet.  

publicidade

Via: Agência Brasil

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!