As picapes da linha Super Duty da Ford chegam renovadas ao mercado em 2023 com nova motorização e mais tecnologia a bordo para brigar com as rivais Silverado da Chevrolet e os modelos da RAM. Uma das novidades neste sentido é a presença de um modem 5G da Qualcomm nos veículos.

A ideia é usar a rede móvel para aprimorar o sistema de entretenimento do veículo — com tela de 8” ou 12” nos modelos topo de linha —, permitindo ao proprietário instalar atualizações e compartilhar a conexão onde estiver com até 10 dispositivos por meio de um hotspot Wi-Fi.

publicidade
Interior da Ford F-350 2023. Imagem: Ford/Divulgação

Mais detalhes das picapes Super Duty 2023

De início, uma atualização visual notável na família, composta pela F-250, F-350 e F-450, é o novo sistema de iluminação em forma de C ao redor dos faróis. Segundo a Ford, as picapes vão contar com diversas combinações exclusivas de acabamento e pintura. Uma delas é o novo pacote XL Off-Road, que inclui pneus de 33” para rodar em todo o tipo de terreno. 

F-250 Tremor Off-Road, F-350 Limited, F-350 Lariat e F-250 XL STX. Imagem: Ford/Divulgação

Voltando aos recursos de tecnologia, a montadora americana oferecerá ainda um gerador de 2,0 kW, carregador por indução e ferramentas de assistência ao motorista, como controle de cruzeiro adaptativo, assistência de centralização de faixa e frenagem de emergência na dianteira e traseira.

publicidade

Os audiófilos podem escolher entre dois sistemas de som, ambos desenvolvidos pela dinamarquesa B&O: um com 640 watts de potência e oito alto-falantes ou uma configuração mais potente de 1080 watts e 18 alto-falantes.

Opções de motorização

Para 2023, o motor padrão das Super Duty é um novo V8 de 6,8 litros a combustão combinado com transmissão automática de 10 velocidades. A opção mais potente é a unidade de 7,3 litros a gasolina. No meio do caminho, há o V8 turbinado a diesel de 6,7 litros, que, segundo a Ford, é o motor a diesel “mais potente da sua classe”. 

publicidade

A empresa ainda não divulgou os números de cavalaria e torque. O que se sabe é que a tração nas quatro rodas virá de fábrica em todos os modelos a partir da configuração XLT.

A Ford também introduziu recursos para facilitar o reboque de carga, com monitor de ponto cego e um sistema de câmera com visão de 360 ​​graus projetada especialmente reboques. Imagem: Ford/Divulgação

Outro recurso interessante é o sistema de navegação, que mostra ao condutor as melhores rotas para trafegar com o veículo carregado com reboque, evitando problemas no meio do percurso. Além disso, a fabricante também adicionou uma câmera na parte superior da porta traseira e sensores para facilitar na hora de estacionar.

publicidade

Por enquanto, os preços da nova linha Super Duty 2023 ainda não foram divulgados pela Ford. Mais detalhes serão divulgados perto do início da produção das novas picapes em larga escala, prevista para começar no início do próximo ano.

5G no meio automotivo

Vale destacar que a ideia de tirar proveito do 5G também despertou o interesse de outras gigantes da indústria automobilística como a alemã Audi e a GM, que devem adotar a novidade nos seus carros a partir de 2024. A Stellantis também deu indícios de que vai embarcar na ideia, ainda que sem um prazo definido.

Imagem principal: Ford/Divulgação

Veja também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!