Arqueólogos encontraram 76 túmulos de crianças, no sítio arqueológico de Pampa La Cruz, localizado na cidade de Huanchaco, na costa do Peru. Os pesquisadores estimam que as estruturas têm aproximadamente 450 anos e que ali era um local de sacrifícios, já que os corpos encontrados estavam dispostos de forma peculiar.

O chefe do Programa Arqueológico de Huanchaco (Puhan), Gabriel Prieto, declarou para a agência de notícias peruana Andina que a equipe empenhada no exame dos despojos mortais e dos túmulos realizou 80 análises de datação por radiocarbono e, a partir desse processo, foi possível comprovar a idade dos ossos. No total, os arqueólogos encontraram 302 esqueletos de crianças.

publicidade

Leia mais:

Curiosamente, os corpos não foram sepultados em qualquer posição. Todos estavam de costas para o mar, com os pés voltados para o leste e as cabeças para o oeste. Os túmulos também não estavam no mesmo local: 25 estavam no Morro I e 51 no Morro II.

publicidade
Imagem: Esqueletos de crianças encontrados no sítio arqueológico Pampa La Cruz, no Peru. Créditos: ANDINA/Huanchaco Archaeological Program (Pahuan)

Na entrevista, Prieto conta outra curiosidade sobre essa escavação: a tumba mais incomum, desenterrada no primeiro monte, do sítio arqueológico de Pampa La Cruz, não abrigava crianças. Nela havia cinco mulheres sentadas em circulo, frente a frente.

Imagem: Despojos mortais de mulheres dispostos em círculo. Créditos: ANDINA/Huanchaco Archaeological Program (Pahuan)

Agora os arqueólogos terão de realizar novos estudos para compreender o que significa posicionar os corpos dessa forma em um enterro e se há algum fundo ritualístico existente nessas ocasiões. Cabe destacar que há 450 anos, o território peruano já tinha recebido a presença dos espanhóis, sob a liderança de Francisco Pizarro e a atual capital do Peru, Lima, já havia sido fundada.

publicidade

Prieto destacou que os sacrifícios desses indivíduos provavelmente aconteceram entre 1050 e 1500 d.C. Há eventos do tipo catalogados e associados a momentos importantes para o desenvolvimento e consolidação da sociedade Chimu que aconteceram durante esse período.

Conhecido como Reino de Chimu, ele foi um Estado andino que se estabeleceu na costa do Peru. Há quem considere que os Chimu conviveram com a civilização Inca e, em 1470, com a consolidação dessa civilização, os Chimu passaram a ser um dos principais contribuidores dos Incas.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!