O furacão Ian chegou na Flórida nesta quarta-feira (28) e pode causar prejuízos bilionários. Na contramão dos moradores que deixaram as suas casas, uma equipe de especialistas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) subiu em duas aeronaves Lockheed WP-3D Orion para observar a tormenta de perto.

Um vídeo gravado pelo engenheiro Nick Underwood mostra como o avião enfrentou uma forte turbulência quando passou perto do Ian (com destaque para um forte solavanco registrado em 2:06):

Na postagem que acompanha o vídeo, Nick diz que o voo foi o mais difícil da sua carreira até aqui. “Nunca vi os beliches saírem assim. Havia café em todos os lugares”.

A NOAA também divulgou imagens de satélite que mostram raios generalizados em atividade no furacão:

publicidade

Veja também:

Missão de reconhecimento

A equipe voou até o olho do Ian com uma estação meteorológica adaptada para funcionar em altitudes elevadas para reunir dados e ajudar os meteorologistas e pesquisadores a fazer previsões mais precisas no futuro. Em missões como essa, os cientistas também lançam uma espécie de sonda equipada com pára-quedas enquanto voam pela tempestade. 

Esses instrumentos, segundo um relatório oficial da NOAA, transmitem medições de diversos parâmetros, como pressão, umidade, temperatura, direção e velocidade do vento enquanto caem em direção ao mar, “fornecendo uma visão detalhada da estrutura e da intensidade da tempestade”.

“O objetivo dessas missões é localizar o centro da tempestade e medir a pressão central e os ventos de superfície ao redor do olho (do furacão)”, diz o relatório.

Imagem principal: NOAA/Reprodução

Via: Digitaltrends

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!