O Telescópio Espacial Hubble, em atividade desde os anos 90, segue fazendo importantes registros para a astronomia e dessa vez mostrou o impacto da DART com o asteroide Dimorphos, ocorrido na última segunda-feira (26). Seu irmão mais novo, o poderoso James Webb, também realizou o flagra (veja aqui).

“O Webb e o Hubble mostram o que sempre soubemos ser verdade na NASA: aprendemos mais quando trabalhamos juntos”, explica Bill Nelson, principal chefe da NASA. 

publicidade

As imagens do Hubble ainda são bem iniciais e devemos ter fotos mais detalhadas do impacto nos próximos dias.

O impacto da DART vai continuar sendo analisado por muitos anos. A Agência Espacial Europeia lançará o Hera, missão de acompanhamento, em 2024.

publicidade

A Hera chegará em 2026 e, ao contrário da DART, ficará nas redondezas, explorando Dimorphos e Didymos. A missão dará aos cientistas melhor visão da própria cratera de impacto após a poeira baixar, bem como dos estados naturais dos asteroides. 

Leia mais:

publicidade

Entenda a missão DART da NASA flagrada pelo Hubble

Lançada no dia 24 de novembro do ano passado, a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9, a missão DART (sigla em inglês para Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo) tinha como objetivo atingir um sistema binário composto por dois asteroides: Didymos, com 780 metros de diâmetro, e sua “lua” Dimorphos, quase cinco vezes menor.

Daqui a aproximadamente quatro anos, o projeto Hera da Agência Espacial Europeia realizará pesquisas detalhadas de Dimorphos e Didymos, com foco particular na cratera deixada pela colisão do DART e uma medição precisa da massa de Dimorphos.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!