Finalmente, quase um ano após o lançamento, a nave da missão DART, da NASA, finalmente colidiu com o asteroide Dimorphos na noite desta segunda-feira (26), enquanto voava a 22.500 km/h. O Olhar Digital transmitiu ao vivo a colisão; confira.

Apesar de a explosão de uma nave parecer um acidente, dessa vez o ato foi intencional. O motivo: defesa especial. A NASA quis testar a capacidade da Terra em lidar com ameaças caso um dia um asteroide perigoso entre em rota de colisão com a Terra. Dados mais concretos sobre a colisão devem sair nas próximas semanas.

“Em sua essência, o DART representa um sucesso sem precedentes para a defesa planetária, mas também é uma missão de unidade com um benefício real para toda a humanidade”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson. “Enquanto a NASA estuda o cosmos e nosso planeta natal, também estamos trabalhando para proteger esse lar, e essa colaboração internacional transformou a ficção científica em fato científico, demonstrando uma maneira de proteger a Terra.”

“Estamos mudando o movimento de um corpo celeste natural no espaço. A humanidade nunca fez isso antes”, disse Tom Statler, cientista do programa DART da NASA. “Isso é coisa de livros de ficção científica e episódios realmente bregas de ‘Star Trek’ de quando eu era criança, e agora é real.”

publicidade
Dimorphos poucos segundos antes de colidir com a DART (Imagem: NASA)

“O sucesso do DART fornece uma adição significativa à caixa de ferramentas essencial que devemos ter para proteger a Terra de um impacto devastador de um asteroide”, disse Lindley Johnson, Oficial de Defesa Planetária da NASA. “Isso demonstra que não somos mais impotentes para evitar esse tipo de desastre natural. Juntamente com recursos aprimorados para acelerar a descoberta da população de asteroides perigosos restante em nossa próxima missão de Defesa Planetária, o Near-Earth Object (NEO), um sucessor do DART pode fornecer o que precisamos para salvar o dia.”

Leia mais:

Entenda a missão DART da NASA

Lançada no dia 24 de novembro do ano passado, a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9, a missão DART (sigla em inglês para Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo) tinha  por objetivo atingir um sistema binário composto por dois asteroides: Didymos, com 780 metros de diâmetro, e sua “lua” Dimorphos, quase cinco vezes menor.

Daqui a aproximadamente quatro anos, o projeto Hera da Agência Espacial Europeia realizará pesquisas detalhadas de Dimorphos e Didymos, com foco particular na cratera deixada pela colisão do DART e uma medição precisa da massa de Dimorphos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!