Muitos pesquisadores buscam respostas para suas perguntas a respeito dos Stonehenge. Esses monumentos pré-históricos, encontrados em diversas partes do mundo, tem intrigado as pessoas por milhares de anos. Recentemente, suspeitou-se que Druidas antigos fossem os responsáveis pela sua construção, mas essa hipótese logo foi descartada.

De acordo com os registros históricos mais antigos a respeito dos Druidas, datados de 2.400 anos atrás, e dos Stonehenge, de 4.000 a 5.000 anos atrás, é praticamente impossível que a civilização em questão tenha construído tais monumentos. Mesmo quando se considera um tempo anterior, ao documento histórico mais antigo dos Druidas, os cientistas acham pouco provável que eles estivessem por perto durante a construção dos Stonehenge.

publicidade

Leia mais:

Segundo a professora emérita de pré-história, Caroline Malone, “nenhuma evidência [desse povo] foi identificada em Stonehenge, onde, em vez disso, temos rituais calendrical complexos associados ao solstício, morte, renascimento e eventos comunitários”. Outro ponto interessante levantado pela professora é bem revelador sobre os druidas: “aparentemente eles não adoravam o Sol ou o solstício e nenhum dos locais rituais da Idade do Ferro sugere tal atividade ou ritual”. Como os Stonehenge tinham um layout circular, que se alinha com os movimentos do Sol, os estudiosos acreditam que quem construiu essas estruturas, provavelmente consideravam aquele local religioso.

publicidade

Em um artigo de 2013, publicado na revista Archaeology International, o professor de pré-história britânica na University College London, Mile Parker Pearson, declarou que “autores clássicos referiam-se a druidas antigos adorando apenas em bosques arborizados — não há menção a qualquer ligação entre druidas e pedras [monumentos] muito menos Stonehenge”.

Essa situação se torna ainda mais curiosa quando os pesquisadores observam o comportamento dos druidas modernos, que surgiram há cerca de 300 anos, pois estes se identificam com os Stonehenge e muitos visitam o local nos solstícios. É claro que as práticas modernas podem muito bem não relacionar com as empregadas pelos druidas antigos, que desapareceram há 1.200 anos, durante a Idade Média.

publicidade

Por que ainda associam os Stonehenge aos Druidas?

A pergunta persiste: se há tantas evidências que dissociam os druidas antigos dos Stonehenge por qual motivo os cientistas continuam investindo nesse caminho?

O professor de história da Universidade de Bristol, no Reino Unido, Ronald Hutton, declarou que “os druidas estão associados a Stonehenge por meio do sacerdócio pagão da Grã-Bretanha quando [registros escritos aparecem] e assim, quando se percebeu que o monumento foi construído pelos britânicos pré-históricos, no século XVIII, logo, assumiu-se que os druidas eram responsáveis por isso”.

publicidade

Esse equívoco só foi desvendado em 1960, quando “o público se tornou geralmente consciente, após novos avanços na arqueologia, de que havia sido construído dois mil e meio anos antes do tempo em que os druidas são registrados em fontes antigas”, finalizou Hutton.

Via: Live Science

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!