De acordo com levantamento do Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), da Fundação Oswaldo Cruz, o número de crianças internadas por complicações da covid-19 já ultrapassa o de idosos. Segundo a pesquisa, a situação reflete o sucesso da vacinação em idosos e a baixa cobertura das crianças menores de 5 anos, que causou uma inversão nos dados de internação pela doença. 

“A cada dia que passamos sem vacinas aplicadas nessa faixa etária, mais de uma criança morre por covid-19 no Brasil”, afirma Cristiano Boccolini, pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz.  

publicidade
vacinação bebês Pfizer e Moderna
Imagem: REDPIXEL.PL/shuttestock

Entre 14 de agosto e 10 de setembro, o número de crianças internadas representava quase o dobro do de idosos: 678 bebês e crianças com menos de 5 anos foram hospitalizadas por covid-19 no Brasil neste período, enquanto as internações de idosos com mais de 60 anos somaram 387. Além disso, enquanto os dados de idosos mostraram redução de 325% na média diária de óbitos, nos menores de 5 anos essa queda foi de 250%: o cenário fez com que crianças menores de 5 anos passassem a responder por duas de cada cinco internações por covid-19 no Brasil.

No total, o Observa Infância contabilizou que de janeiro a junho de 2022 houve 90 mil internações de maiores de 60 anos, contra 7,8 mil internações de bebês e crianças menores de 5 anos.  

publicidade

Leia mais! 

Vacinação de crianças contra covid

A vacinação de crianças de 3 e 4 anos só pode ser feita com a CoronaVac – único imunizante aprovado para o grupo em caráter emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Até 23 de setembro, somente 2,5% da população com essa faixa etária havia recebido a vacina, e, segundo o Vacinômetro do Ministério da Saúde, o número de doses aplicadas nessas crianças não chega a 1 milhão.

publicidade

Para bebês de 6 meses a 2 anos, a Anvisa aprovou o uso da Pfizer pediátrica este mês, mas a vacinação ainda não começou – e não há previsão, embora a pasta afirme que, diante do contrato do ministério com a fabricante, a campanha deve se iniciar em breve.  

Com informações da Agência Brasil

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!