Apesar de a Tesla ainda não oferecer nada ligado à energia solar em seus veículos elétricos, a empresa do bilionário Elon Musk também é conhecida no mercado por fabricar painéis solares. A novidade da vez foi integrar placas solares em um trailer convencional, o que foi revelado recentemente na feira de tecnologia IdeenExpo em Hannover, Alemanha.

O trailer ficou exposto no estande da montadora durante o evento, ainda que sem muita explicação sobre qual era a ideia por trás da criação ou se existe algo planejado no campo de energia solar para o futuro. Um dos casos de uso apontados pelo Insideevs é usar o trailer como uma espécie de estação de energia móvel, já que poderia ser facilmente rebocado por outros veículos

publicidade

O conjunto de painéis solares também pode ser estendido, como mostrado na imagem acima, produzindo mais eletricidade para carregar as baterias de um carro elétrico, por exemplo, ou simplesmente manter eletrônicos funcionando ao acampar em locais isolados.

Vale lembrar que Musk chegou a mencionar algo parecido em 2019, quando anunciou que painéis solares poderiam ser acoplados em caminhões ou desdobrados, como no caso do trailer, somando ainda mais autonomia para veículos de carga pesada.

Veja também:

Trailer ‘solar’ acoplado em ônibus movido a diesel

Quem também está testando algo parecido é a empresa de transporte local de Munique (MVG, sigla para Münchner Verkehrsgesellschaft). A ideia é acoplar um trailer com painéis solares a um ônibus tradicional, reduzindo a pegada de carbono e ajudando na economia de combustível, já que o sistema fornece energia para o aquecimento, ventilação e ar condicionado do veículo.

Segundo a MVG, o trailer poderia economizar até 2.500 litros de diesel por ano em cada ônibus, além de reduzir as emissões de CO₂ em mais de 6,5 toneladas. 

O sistema utiliza 20 painéis fotovoltaicos semi-flexíveis desenvolvidos pela Sono Motors. De acordo com Laurin Hahn, cofundador e CEO da Sono Motors, a parceria com a MVG ilustra o “enorme potencial da tecnologia solar”, que agora “está sendo usada pela primeira vez na história da empresa” no transporte público.

Via: Insideevs 1, 2.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!