Bruce Willis, que recentemente teve sua aposentadoria anunciada, se tornou o primeiro ator a vender sua imagem o uso de uma companhia deepfake, a americana Deepcake, que cria “gêmeos digitais”.

No entanto, representantes do ator negaram que Bruce Willis tenha vendido os direitos de sua imagem à companhia, e a Deepcake confirmou que o ator apenas deu consentimento para a empresa criar seu gêmeo digital, e cedeu suas imagens para isto.

publicidade

A Deepcake já utilizou a imagem de Willis pelo menos uma vez, em um comercial da operadora de telefonia móvel russa MegaFon. Nele, Willis apareceu ao lado do ator russo Azamat Musgaliev, mesmo sem jamais ter ido a um set para gravar o comercial.

Em um comunicado no site da Deepcake, Willis disse: “Gostei da precisão com que meu personagem ficou. É um mini-filme no meu gênero usual de comédia de ação. Para mim, é uma grande oportunidade de voltar no tempo,” afirmou o ator.

publicidade

“Com o advento da tecnologia moderna, mesmo estando em outro continente, pude me comunicar, trabalhar e participar das filmagens,” continuou Willis. “É uma experiência muito nova e interessante, e agradeço a toda a nossa equipe.”

O deepfake é uma tecnologia que usa recursos de inteligência artificial (IA) para adulterar vídeos e áudios fazendo-os parecer originais. A técnica é capaz de colocar o rosto de uma pessoa no corpo de outra, ou fazer com que a pessoa gesticule falas que parecem autênticas. 

publicidade

A tecnologia é bastante polêmica, e é cada vez mais utilizada na produção de notícias falsas, principalmente em períodos eleitorais. Recentemente, ela foi utilizada nas séries do universo de “Star Wars”, “The Mandalorian” e “O Livro de Boba Fett”, em que uma versão mais jovem do Luke Skywalker de Mark Hamill apareceu na série utilizando deepfakes.

Leia mais:

publicidade

Outro exemplo de utilização da tecnologia no entretenimento aconteceu nas últimas semanas, quando um canal especializado colocou a atriz Emilia Clarke, que viveu Daenerys Targaryen em “Game of Thrones”, no papel de Rhaenyra Targaryen, no prelúdio “House of the Dragon”.

Em março deste ano, a família de Bruce Willis anunciou sua aposentadoria da atuação após o ator ser diagnosticado com afasia, uma condição que afeta a expressão e compreensão da linguagem. Sua carreira nas telonas engloba um período de quase 40 anos, em que ele atuou em mais de 100 filmes, incluindo sucessos como “Duro de Matar”, “Pulp Fiction: Tempo de Violência”, “Os 12 Macacos” e “O Sexto Sentido”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!