O eclipse solar de outubro vai poder ser visto do Brasil?

Por Isabela Valukas Gusmão, editado por André Lucena 03/10/2022 10h58, atualizada em 03/10/2022 12h26
eclipse-solar-outubro
Imagem: Visão de um eclipse solar, com o Sol quase todo encoberto pela Lua. Créditos: IgorZh/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No final do mês de outubro, a apenas seis dias do Halloween, haverá um evento muito interessante para os observadores do céu: um eclipse solar parcial. No dia 25 de outubro, a Lua passará em frente ao Sol, o fenômeno infelizmente não será visível do Brasil e poderá ser visualizado no norte na África, Ásia e Europa;

Essa baixa visibilidade do evento se deve ao pequeno tamanho da Lua em relação à Terra. A sombra projetada pelo satélite natural, a partir do bloqueio da luz do Sol, tem apenas algumas centenas de quilômetros de largura.

Leia mais:

Estima-se que 82% do disco solar será obscurecido pela Lua durante o seu ponto alto, conhecido como o ponto do eclipse central. Vale ressaltar que nenhum lugar da Terra testemunhará um eclipse solar total, já que o Sol e a Lua não estarão perfeitamente alinhados. Portanto, o grande astro composto majoritariamente por hidrogênio e hélio, tomará uma forma crescente, como se uma mordida tivesse sido retirada dele.

Imagem: Como os observadores vão ver o eclipse solar parcial, no final de outubro. Créditos: NASA/Noah Moran

Além disso, em cada ponto do vísivel do eclipse, ele será visto em proporções diferentes. No polo norte, 82% do Sol será eclipsado; na Rússia até 80% do Sol será eclipsado; essa proporção cai para 70% na China, 63% na Noruega e 62% na Finlândia.

Cautela ao observar um eclipse solar

Caso você esteja em algum desses lugares propícios para enxergar o fenômeno, aqui vai um alerta de segurança: NUNCA olhe para o Sol sem alguma proteção especial para os seus olhos. Astrofotógrafos e astrônomos usam filtros especiais para observar o Sol com segurança durante eclipses solares ou outros fenômenos solares. Óculos de sol comuns não são suficientes para assegurar sua total proteção durante as observações. Observadores que esperam ver o eclipse devem usar óculos solares ou eclipse.

À medida que um eclipse total acontece, o ponto central do fenômeno se move através da superfície da Terra de oeste para leste. Durante um eclipse parcial, como o que vai acontecer no final de outubro, esse ponto central ou passará acima do polo norte ou abaixo do polo sul e não cruzará a superfície da Terra.

O eclipse central ocorre quando ele está em seu ponto máximo na Terra, onde uma linha imaginária, conectando os centros do Sol e da Lua, encontra a superfície do nosso planeta. Como explicado anteriormente, esse ponto não é fixo durante um eclipse.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Isabela Gusmão é estagiária e escreve para a editoria de Ciência e Espaço. Além disso, ela é nutricionista e cursa Jornalismo, desde 2020, na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.