Se você é uma daquelas pessoas apaixonadas pelos fenômenos astronômicos, a madrugada desta quinta-feira (21) promete um espetáculo digno de ser contemplado e fotografado. A Lua, em sua fase crescente, e o nosso vizinho Marte estarão próximos o suficiente para serem observados no mesmo campo de visão de um telescópio ou um simples par de binóculos.

Imagem do céu noturno desta quinta-feira (21), no momento em que a dupla Lua e Marte começa sua ascensão. Imagem: Stellarium

No Brasil, o par será visível a partir da 1h, atingindo uma altitude de 59° acima do horizonte norte, na constelação de Áries, antes de desaparecer de vista quando o amanhecer se romper, por volta das 6h20.

publicidade

Um gráfico da separação angular entre a Lua e Marte na hora da aproximação máxima está disponível aqui.

Nesta imagem, é possível ver a Lua e Marte bem próximos, na constelação de Áries. Imagem: Starry Night

Marte é o quarto planeta mais próximo do Sol e talvez um dos mais destacados do céu noturno devido à sua famosa tonalidade vermelha. Ele obtém sua cor a partir da oxidação de minerais ricos em ferro na poeira que cobre sua superfície.

publicidade

Leia mais:

A Lua, por sua vez, está atualmente em sua “turnê mensal” pelos planetas. Depois de Marte, ela estará próxima de Urano, na sexta-feira (22). Na semana que vem, será a vez de Vênus, na terça-feira (26), e Mercúrio, na sexta (29).

publicidade

Vale lembrar que nosso satélite natural está passando por um mês de destaque. Na última quarta-feira (13), por exemplo, tivemos a maior superlua de 2022, que rendeu fotos incríveis publicadas pelo Olhar Digital.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!