Um submarino alemão da Primeira Guerra Mundial foi encontrado naufragado em águas norte-americanas mais de 100 anos após o fim do conflito.

Segundo um relatório da National Geographic, o submarino, do modelo U-111, foi encontrado por Erik Petkovic no dia 5 de setembro a cerca de 60 km do litoral do estado da Virgínia. Petkovic é um historiador marítimo, pesquisador de naufrágios e mergulhador profissional.

publicidade

A princípio, acreditava-se que o U-111, afundado em 1922 pela Marinha dos Estados Unidos, estava a uma profundidade de aproximadamente 490 metros, mas Petkovic o encontrou a apenas 120 metros da superfície.

Até agora, cinco submarinos da Primeira Guerra Mundial e outros oito da Segunda Guerra foram encontrados naufragados em águas americanas desde o encerramento dos conflitos.

publicidade

Destroços de navios e submarinos naufragados costumam deteriorar-se rapidamente no oceano, já que a água salgada corrói e enferruja o metal de seus cascos. Além disso, qualquer estrutura de madeira é consumida por vermes e outras criaturas.

A descoberta do submarino

Pekovic e seu amigo Rusty Cassway encontraram o naufrágio usando um veículo de mergulho operado remotamente (ROV, na sigla em inglês). Em seguida, ambos compararam as imagens capturadas pelo veículo com fotografias antigas do submarino, de quando ele ainda estava em operação. Posteriormente, eles retornaram ao local para coletar mais informações com o ROV e a ajuda de mergulhadores.

publicidade

Essa última expedição confirmou que os destroços eram do submarino U-111. A equipe decidiu manter o local do naufrágio um segredo por enquanto, já que ainda planeja realizar investigações.

Leia mais:

publicidade

Segundo o historiador marítimo Aaron Hamilton, esta descoberta representa um importante passo para a tecnologia de submarinos e para as operações de busca de destroços. “O fato de este submarino ter sido encontrado e de que pode ser documentado e fotografado é uma conquista significativa”, contou à National Geographic.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!