“House of the Dragon”: Série mudou acontecimento do livro; entenda

Por Ana Luiza Figueiredo, editado por André Lucena 03/10/2022 07h45
house of the dragon
Imagem: HBO
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A série da HBO “House of the Dragon” se baseia no livro “Fogo e Sangue”, e apesar de não adaptar a história letra a letra, o episódio 7 mudou um acontecimento bem relevante: a morte de um personagem.

ATENÇÃO: o texto abaixo contém spoilers do episódio 7 de “House of the Dragon”.

O interesse entre a princesa Rhaenyra Targaryen e seu tio Daemon Targaryen é visível desde o começo da série, culminando em um episódio 4, em que Rhaenyra foge com Daemon para uma noite nas ruas e bordéis de Porto Real, o que acaba a deixando vulnerável a rumores.

Mas, apesar de Daemon ter pedido ao rei Viserys I, seu irmão e pai de Rhaenyra, que o deixasse casar com ela, a investida do príncipe foi negada, e Rhaenyra se casou com Laenor Velaryon, o filho do Serpente Marinha e herdeiro de uma das casas mais poderosas de Westeros.

Só que o casamento acabou por ser apenas de fachada, com tanto Rhaenyra quanto Laenor encontrando amantes para satisfazer seus próprios desejos. Isto resultou em todos os três filhos dos dois nascerem com cabelos escuros, e uma semelhança enorme com Harwin Strong, o capitão da Patrulha da Cidade.

No episódio 7, que chegou neste domingo (2), Laenor promete a Rhaenyra que ficará a seu lado, e se dedicará a colocar ela e sua descendência a caminho do Trono de Ferro.

Mas Rhaenyra já tinha outros planos. Com a morte da irmã de Laenor, Laena, Daemon ficou viúvo novamente. Junto a ele, a princesa planejou a morte do próprio marido para que ela também ficasse livre para se casar com Daemon.

No livro “Fogo e Sangue” de George R.R. Martin, em que a série se baseia, Laenor foi morto ao comparecer a uma feira em Vila Especiaria. Ali, ele foi esfaqueado por Qarl Correy, personagem vivido por Arty Froushan na série.

Como se trata de um livro de história, em teoria escrito por um Meistre anos depois dos acontecimentos, existem teorias distintas para o motivo da morte. O primeiro indica que Correy, que era amante de Laenor, o matou por ciúmes.

O segundo, que seria o que vimos na série, indica que o príncipe Daemon pagou para que Correy matasse o marido de Rhaenyra, mas que após arranjar um navio para o assassino ir embora, cortou sua garganta e o lançou ao mar para evitar testemunhas de seus atos.

Só que, ao contrário do que aconteceu no livro, Laenor aparece vivo no final do episódio, após Qarl Correy forjar sua morte e deixar um corpo carbonizado e irreconhecível na lareira dos Velaryon. Laenor aparece junto a Correy remando em um pequeno barco no mar, com os cabelos raspados.

Esta é uma mudança significativa em relação ao livro, pois deixa um personagem chave, o herdeiro dos Velaryon, vivo, e ciente da traição de Rhaenyra, ou pelo menos de que Daemon tentou matá-lo.

Leia mais:

Rhaenyra e Daemon se casam ao final do episódio, e agora resta ver se Laenor voltará a ter um papel na série. É de se pensar que sim, pois não haveria sentido em alterar este ponto da história sem um propósito. Mas em que exatamente ele afetará, teremos aguardar para saber.

Os sete primeiros episódios de “House of the Dragon” estão disponíveis na HBO Max. O episódio 8 chega à plataforma e ao canal HBO no próximo domingo (9), às 22h.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.