Um novo estudo indicou que planetas com proporções de água e solo similares as da Terra são muito raros no Espaço. As estimativas apontam que apenas 1% dos mundos rochosos localizados nas zonas habitáveis das estrelas têm essas características. Em contrapartida o exame concluiu que cerca de 80% dos mundos potencialmente habitáveis são completamente dominados pela terra, e cerca de 20% são mundos puramente oceânicos.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores contaram com o apoio de modelos que medem a relação entra água, manto e reciclagem de terra continental pelas placas tectônicas. Em um comunicado emitido pelo diretor executivo do Instituto Internacional de Ciência Espacial, Tilman Spohn, destaca-se que a Terra apresenta um equilíbrio entre as áreas terrestres e o oceano. “É tentador assumir que uma segunda Terra seria como a nossa, mas nossos resultados de modelagem sugerem que este não é o caso”, aponta o comunicado.

publicidade

Leia mais:

Segundo os resultados da pesquisa a proporção entre solo e mar, na Terra, é de 1 para 3. No entanto, na maioria dos planetas, esses número são diferentes. Segundo os autores a Terra atingiu essas condições de equilíbrio há cerca de 2,5 bilhões de anos. Porém, eles afirmam que ainda hoje pequenas taxas de mudanças acontecem na Terra, o que a torna um tanto quanto instável.

publicidade

Spohn declarou que “no motor da placa tectônica da Terra, o calor interno impulsiona a atividade geológica, como terremotos, vulcões e construção de montanhas, e resulta no crescimento dos continentes”. Porém, há um processo “regulatório” dessa situação, pois “a erosão da terra faz parte de uma série de ciclos que trocam água entre a atmosfera e o interior”, ressalta o pesquisador.

Por isso, os modelos numéricos que mostram a interação desses ciclos terrestres destacam a excepcionalidade de um planeta Terra presente em todo o Espaço. Além dos dois aspectos tradicionais citados anteriormente, também foi considerada a saída do dióxido de carbono, que contribui com a formação de um composto responsável por controlar ao longo prazo o clima de um planeta.

publicidade

Planetas habitáveis com abundância de água ou solo?

Os pesquisadores viram que, embora os planetas dominados pela terra e pelo oceano ainda pudessem ser habitáveis, suas formas de vida e climas podem ser bem diferentes. Aqueles dominados pelo oceano com menos de 10% de terra provavelmente seriam quentes, com atmosferas úmidas e climas tropicais, enquanto mundos dominados pela terra com menos de 30% de suas superfícies cobertas de oceano seriam mais frios e secos. Nesses planetas dominados por terra, desertos frios se estenderam pelas massas terrestres, e vastas geleiras e mantos de gelo seriam comuns.

Outras pesquisas, porém, apontam que, quanto mais terra houver, maiores são as temperaturas médias da superfície em geral. Essas divergências mostram que nenhuma hipótese pode ser integralmente descartada.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!