Nos anos 70, os videogames ainda engatinhavam até atingir a popularidade que conseguiriam alcançar tempos depois. A jornada começou quando o Magnavox Odyssey foi lançado em setembro de 1972, desenvolvido pelo engenheiro alemão Ralph Baer.

Não é à toa, aliás, que Baer é conhecido como “o pai dos videogames”. Os primeiros projetos do engenheiro originaram um protótipo do Magnavox Odyssey no fim dos anos 60, que foi colocado posteriormente no Museu Nacional de História Americana, nos EUA.

publicidade

No período de lançamento do console, as perspectivas dos produtores visavam a experiência de jogar videogames com outras pessoas em detrimento da diversão mais solitária. Até por isso, a maior parte dos jogos para o Magnavox Odyssey necessitava de duas ou mais pessoas para o entretenimento. Tudo isso em um aparelho capaz de exibir, nas telas preto em branco, somente quatro elementos – uma linha vertical e três quadrados.

Como a tecnologia não permitia apresentar mais elementos nos televisores, os jogos do Magnavox Odyssey exigiam a fixação de folhas plásticas (os “overlays”) nas telas. Assim, os aparatos funcionavam como um desenho de linhas de demarcação e se adequavam à necessidade de um jogo específico. Sem os filtros plásticos, o console tinha apenas o game “Table Tennis”, uma espécie de precursor de “Pong”, título icônico do “Atari”.

publicidade

No Brasil, o Magnavox Odyssey não chegou a ser comercializado oficialmente. O sucessor Odyssey 2 se tornou o responsável por trazer o entretenimento dos videogames para as telas brasileiras nos anos 80, sendo conhecido apenas como “Odyssey”, devido às vendas da empresa Philips.

Leia mais:

publicidade

Os videogames atuais podem até ser caros, mas a realidade nos anos 70 não era diferente. O Magnavox Odyssey custava cerca de US$ 100, o que equivale a quase US$ 700 (aproximadamente R$ 3.600) hoje em dia, em valores corrigidos pela inflação. Apesar disso, o console vendeu bem para sua época, em números que chegam a 100 mil unidades comercializadas.

A marca pode parecer pouco em um pensamento anacrônico, mas é um ponto simbólico para o período. É válido ressaltar que o Magnavox Odyssey só funcionava em televisores Magnavox e nunca ofereceu games com som. Até ser descontinuado em 1975, o console chegou em 330 mil unidades vendidas.

publicidade

Informações via Tilt

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!