Além de listar os automóveis mais populares do último mês, a pesquisa mais recente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgada nesta terça-feira (4), também mostra que as vendas de carros saltaram 26,8% no Brasil se comparado a setembro de 2021.
No total, foram 180.424 unidades vendidas em setembro contra 142.330 no mesmo mês do ano anterior. Apesar do resultado positivo, foi registrada uma leve queda de 7,1% em relação a agosto de 2022.
Com mais demanda no mercado automotivo, o acumulado anual também ficou mais otimista. De janeiro a setembro, foram vendidos 1.395.158 veículos — ainda assim, isso é 5,1% menos que nos nove primeiros meses de 2021 (1.496.816).
Segundo o presidente da Fenabrave, Andreta Jr, o ano deve terminar com saldo positivo por conta dos bons resultados registrados “especialmente a partir do 2º trimestre”.
“Acredito que podemos encerrar o ano com número de emplacamentos próximo da estabilidade ou levemente positivo”, declarou em nota.
Veja também:
- Carros mais vendidos de setembro: picape da VW desbanca rival e SUV da Jeep decepciona
- 9 hábitos que diminuem a vida útil e o valor do seu carro
- Afinal, vale a pena ter um carro híbrido no Brasil?
Marcas e modelos mais vendidos

Entre as montadoras, a Fiat ficou com certa folga na liderança. Em setembro, a marca italiana respondeu por uma fatia de 21,6% de participação nas vendas, seguida pela Chevrolet (16,2%) e Volkswagen (14,5%).
Na lista de carros mais vendidos, a primeira posição também ficou com a Fiat. A picape Strada vendeu 9.908 unidades. O Hyundai HB20 encerrou o mês na segunda colocação (8.836), seguido pelo Chevrolet Onix (8.078).
Imagem principal: rafastockbr/Shutterstock
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!