Elon Musk está num momento um tanto complicado para suas empresas, enquanto tenta voltar atrás e efetuar a compra do Twitter, o bilionário enfrenta acusações de maus tratos contra animais em outra companhia sua: a Neuralink.

A empresa, que desenvolve implantes cerebrais para um dia serem usados em humanos, nunca foi unanimidade e sempre enfrentou resistência das autoridades. Agora, o Comitê de Médicos para Medicina Responsável (PCRM) diz que descobriu centenas de fotos de macacos sendo torturados durante os testes com a tecnologia.

publicidade

Em sua defesa, a Neuralink argumenta que os animais não foram torturados e tenta na Justiça impedir a divulgação das imagens, que estariam em posse da Universidade da Califórnia, em Davis.

Basicamente, o PCRM pede que essas imagens sejam divulgadas e acusa a universidade de estar acobertando as fotos que mostrariam, inclusive, “necropsias de animais abatidos”. O processo também foi movido contra a própria Neuralink, comandada por Musk.

publicidade
macacos rhesus sentado na grama
Macacos rhesus (Imagem: Fapesp)

A universidade, assim como a empresa, diz que não há tortura e alega que a divulgação das fotos prejudicaria o andamento dos estudos. A instituição diz ainda que os trabalhos conduzidos em uma fazenda de macacos rhesus construída pela Nuralink foram aprovados pelo Comitê Institucional de Cuidados e Uso de Animais.

Leia mais:

publicidade

Apesar de negar maus-tratos, a empresa reconheceu que alguns dos macacos rhesus que a Neuralink empregou para testar sua tecnologia cerebral foram abatidos no início deste ano devido a falhas ou doenças. O caso segue nos tribunais americanos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!