Uma notícia não muito boa para os fãs brasileiros do Coldplay tomou conta das redes sociais na terça-feira (4). A banda anunciou através do seu Instagram oficial que os shows que aconteceriam entre os dias 11 e 22 de outubro deste ano foram cancelados até o início de 2023. O motivo: Chris Martin, vocalista do grupo, foi diagnosticado com uma infecção pulmonar.
“Devido a uma infecção pulmonar séria, Chris recebeu ordens médicas rigorosas para descansar pelas próximas três semanas. Estamos trabalhando para ter novas datas o mais rápido possível e divulgaremos mais informações nos próximos dias”, informou a equipe de assessoria da banda.
Confira abaixo o comunicado na íntegra (clique na seta para o lado para ver a opção em português):
O que causa uma infecção pulmonar?
A infecção pulmonar ou infecção respiratória pode ser causada por fungos, vírus e bactérias que, a partir da sua multiplicação no organismo, causa a inflamação. Ela é transmitida a partir da inalação de gotículas respiratórias que são liberadas durante a tosse, espirros ou a simples fala de pessoas infectadas.
Os principais sintomas são tosse seca ou com catarro, além de dificuldade para respirar ou respiração rápida, fadiga e febre alta. Existem vários de infecção pulmonar, sendo as mais comuns a pneumonia, a bronquite e a bronquiolite (comum em bebês).
A Covid-19, por exemplo, é um tipo de vírus que causa uma infecção pulmonar aguda, assim como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). Segundo o boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado em setembro, atuamente quase 70% dos casos de SRAG no Brasil são devido a Covid-19.
Em casos de pneumonia, os sintomas demoram mais para aparecer, mas podem ser igualmente graves se não tratados. Vale ressaltar que pessoas com o sistema imunológico enfraquecido ou comprometido tendem a desenvolver com mais frequência os tipos de quadro.
Leia mais!
- Parkinson: tratamento revolucionário elimina tremores de pacientes
- Outubro Rosa: veja 6 exames para prevenir e detectar o câncer de mama
- Rio de Janeiro confirma segunda morte por varíola dos macacos
De acordo com reportagem do G1, o tratamento depende muito do que originou a infecção. No que diz respeito aos vírus, há poucas opções de tratamentos, por isso a vacinação é tão importante. Já no caso de bactérias e fungos – sendo este último mais raro e concentrado em pessoas de áreas rurais – antibióticos são os mais utilizados, além de antifúngicos ou antivirais (para os casos de fungos e vírus) e remédios para dor e febre.
Em todos os casos de infecção pulmonar o descanso e alimentação saudável fazem parte do tratamento. A inflamação, independentemente da origem, afeta diretamente a respiração, deixando o corpo cansado, fragilizado e sobrecarregado. A hidratação também é um dos pilares da recuperação.
O comunicado do Coldplay não deixou claro o que originou a infecção que Martin enfrenta.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!