FCC vai bloquear chamadas automáticas ilegais feitas por robôs

A FCC está ameaçando bloquear chamadas de fornecedores de serviços de voz que não tomaram medidas significativas contra robocalls ilegais
Por Gabrielly Bento, editado por André Lucena 05/10/2022 07h15
FCC
Imagem: Tada Images/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Comissão Federal de Comunicações (FCC) está ameaçando bloquear chamadas de fornecedores de serviços de voz que ainda não tomaram medidas significativas contra as chamadas “robocalls” (ligações de robôs) ilegais.

A FCC anunciou que estava iniciando o processo para remover fornecedores do Robocall Mitigation Database da agência por não implementar totalmente os protocolos anti-robocall STIR/SHAKEN em suas redes.

Leia mais:

O STIR/SHAKEN é um conjunto de protocolos e procedimentos destinados a combater a falsificação de identificação de chamadas em redes telefônicas públicas. Se as empresas não cumprirem esses requisitos nas próximas duas semanas, os fornecedores serão forçados a bloquear suas chamadas.

“Esta é uma nova era. Se um provedor não cumprir suas obrigações sob a lei, ele agora enfrenta a expulsão das redes telefônicas dos Estados Unidos. As multas por si só não são suficientes”, afirmou a presidente da FCC, Jessica Rosenworcel, em comunicado. “Os provedores que não seguem nossas regras e facilitam o golpe dos consumidores agora enfrentarão consequências rápidas”.

Os pedidos da FCC visam sete operadoras, incluindo Akabis, Cloud4, Global UC, Horizon Technology Group, Morse Communications, Sharon Telephone Company e SW Arkansas Telecommunications and Technology.

“Esses provedores ficaram lamentavelmente aquém e agora colocaram em risco sua participação contínua no sistema de comunicações dos EUA”, informou Loyaan A. Egal, chefe interino dos padrões de fiscalização da FCC. “Embora revisemos suas respostas, não aceitaremos gestos superficiais dada a gravidade do que está em jogo”.

FCC
Imagem: T. Schneider/Shutterstock

Essa decisão da FCC marca uma das ações mais significativas que a agência tomou para combater as chamadas robóticas ilegais desde que os requisitos do STIR/SHAKEN entraram em vigor. 

Em 2020, a Comissão aprovou as regras que obrigam todos os provedores de serviços de voz a verificar a autenticidade das chamadas recebidas. Até o prazo limite estipulado, que ocorreu em juho de 2021, a AT&T, T-Mobile e Verizon, três das principais e maiores operadoras dos EUA, implementaram totalmente a tecnologia. 

Embora a FCC tenha tomado medidas significativas para combater as chamadas ilegais, está apenas começando a lidar com a crescente ameaça de mensagens de spam. 

Recentemente, a agência aprovou uma proposta para começar a trabalhar em uma nova regra para exigir que as operadoras bloqueiem textos de números que já foram usados ​​de maneira ilegal, com o objetivo de fraudar consumidores, por exemplo. Porém, pode levar meses até que a agência possa elaborar uma regra oficial.

Via: The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Gabrielly Bento é redator(a) no Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.