O Uber acaba de firmar uma parceria de 10 anos com a Motional, uma empresa americana especializada em direção autônoma. O acordo divulgado nesta quinta-feira (6), diz que a plataforma de entregas e mobilidade usará de partida o elétrico IONIQ 5 da Hyundai equipado com a tecnologia da Motional para fornecer transporte sem motorista em “mercados selecionados” e com potencial de “alcançar milhões de clientes”.

IONIQ 5. Imagem: Motional/Divulgação

No ano passado, o público viu de perto o potencial do IONIQ 5 autônomo em ação. O modelo conseguiu percorrer os EUA sozinho e já fez desde então 100 mil passeios. Segundo a Motional, a parceria é a primeira do setor de mobilidade que não depende de um motorista a bordo.

publicidade

As empresas afirmam que o acordo comercial é baseado no sucesso de um programa piloto de entregas com veículos autônomos que começou atendendo clientes do Uber Eats em Los Angeles.

“Este acordo será fundamental para a adoção de táxis autônomos em larga escala. A Motional agora tem acesso a milhões de usuários e um roteiro para escalar significativamente nos próximos dez anos”, disse o presidente e CEO da Motional, Karl Iagnemma.

publicidade

A Uber, por sua vez, disse que planeja usar os carros sem motorista “de forma eficiente” para reduzir o tempo de espera e os custos para os clientes. Segundo a empresa, o IONIQ 5 autônomo estará disponível para as categorias UberX e Uber Comfort Electric em algumas cidades nos EUA. As primeiras viagens devem começar ainda em 2022.

Imagem principal: Uber/Divulgação

publicidade

Veja também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!