Um ciclone extratropical colocou sete estados brasileiros em alerta laranja do Inmet na quinta (6) e na sexta-feira (7). O fenômeno provocou vendavais, granizo e forte chuva nas áreas atingidas em razão da combinação entre forte calor e frente fria.

O alerta era, principalmente, para os estados da região sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No entanto, áreas do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro também poderiam ser afetadas.

Ciclone e chuvas no fim de semana

Para os estados do Sul, onde foram registrados ventos de até 70 km/h na quinta e rajadas superando os 10 km/h com o ciclone na sexta, a previsão é de queda nas temperaturas durante o fim de semana, com alerta para ocorrência de geada neste sábado (8).

Em São Paulo, as temperaturas subiram na quinta, com máxima de 28°C, com possibilidade de chuvas na sexta, com eventuais quedas de granizo. Para este sábado, a previsão é de que o calor amenize um pouco, com máximas de 26°C. Os estados do RJ e MG também devem ter calor e chuva no fim de semana. 

publicidade

Leia mais:

Segundo o Inmet, foi registrada queda de granizo em Minas Gerais ao longo da semana. No município de Muriaé, houve estragos em decorrência de uma enchente, com alagamentos e queda de árvores, na terça-feira (4).

“Formada por um corredor de umidade vindo da Bolívia e do Paraguai associado ao calor e à umidade, as tempestades seguirão atuando, nesta quinta-feira (6), em todo o Sul do País e, de maneira ainda mais ampla, nos estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo. O sul de Goiás e do Mato Grosso, além do sul e sudoeste de Minas Gerais, também serão afetados”, informou o Inmet sobre o ciclone.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!