OVNIs na Ucrânia podem ser alarme falso; entenda

Por Lucas Soares, editado por André Lucena 06/10/2022 21h47, atualizada em 06/10/2022 22h17
ovni
Imagem: Departamento de Defesa dos EUA
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O polêmico relatório do Observatório Astronômico Principal da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia (MAO NASU) que afirmou ter encontrado OVNIs no céu do país pode ter errado na interpretação de seus dados, de acordo com um comunicado recente divulgado pelo órgão.

A pesquisa, publicada sem revisão de pares, foi criticada por astrônomos ucranianos por trazer interpretações imprecisas. O texto afirma que o estudo não foi debatido entre outros membros da organização antes de ser divulgado e que, apesar das observações realmente terem acontecido, não há indícios de que as aparições não podem ser fenômenos naturais, ao contrário do que diz o estudo. Os autores utilizaram câmeras especialmente calibradas em duas estações meteorológicas em Kiev e Vinarivka.

Leia mais:

OVNIs na Ucrânia contestados

“O processamento e a interpretação dos resultados foram realizados em um nível científico inadequado e com erros significativos na determinação das distâncias dos objetos observados”, disse o conselho. Além disso, os pesquisadores informam que o estudo “não fornece argumentos de que fenômenos naturais ou objetos artificiais de origem terrestre possam estar entre os OVNIs observados na Ucrânia”.

Apesar das críticas, o conselho autorizou que o artigo original siga publicado no site da autorização, mas como um estudo independente e sem o nome do MAO NASU incluso, destacando que os autores são os únicos responsáveis pela pesquisa, sem a presença da instituição.

Uma agência de inteligência dos Estados Unidos chegou a especular que os OVNIs da Ucrânia fossem ferramentas militares inimigas que se comportam de uma maneira muito rápida para ser identificadas, tendo em vista a guerra que a Rússia trava com o país desde fevereiro deste ano. No entanto, com a contestação, essas análises ficam em cheque.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.

Ícone tagsTags: