O Twitter anunciou nesta quinta-feira (6) a expansão do Birdwatch, seu sistema de verificação de fatos que conta com a ajuda dos usuários da plataforma. A partir de agora, os tweets verificados receberão notas públicas disponíveis para visualização de todos os usuários dos Estados Unidos.  

Os usuários podem se inscrever para trabalhar como verificadores e avaliam publicações que podem conter informações enganosas. Durante a fase de testes, as notas feitas pelos verificados não ficavam disponíveis para todos.  

publicidade

Leia também!

“Acreditamos que, ao pedir colaboração da comunidade para cuidar de informações enganosas, conseguiremos ajudar as pessoas a ficarem mais bem-informadas”, explica a rede social sobre o recurso.  

publicidade

“Contexto em Tweets – pelas pessoas, para as pessoas – está chegando a todos nos EUA. É aberto, transparente e sempre vimos as notas serem consideradas úteis e informativas, mesmo por pessoas que muitas vezes discordam”, escreveu o Twitter no anuncio da expansão.  

“Estamos construindo e estudando Birdwatch em público há mais de um ano. Há muitas razões para ser cético em relação a um processo participativo (boaty mcboatface) e há muitas razões para acreditar nele (democracia)”, continuou.

publicidade

Os usuários que desejam se tornar verificadores devem passar por uma avaliação do Twitter e podem perder o posto a qualquer momento, caso usem da posição para aumentar o alcance de notícias falsas, por exemplo.  

De acordo com o Twitter, durante os testes, as notas do Birdwatch foram consideradas informativas independentemente da afiliação política dos usuários, o recurso também ajudou a informar o comportamento de compartilhamento das pessoas dentro da rede social.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!