Justiça da Califórnia agrupa processos contra redes sociais 

Matheus Barros07/10/2022 12h13
Logos de diversas redes sociais
Redes sociais Créditos: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Não é novidade nenhuma que as redes sociais, como Instagram, Facebook, TikTok e outras são processadas frequentemente pelo impacto na vida dos usuários. Porém, um tribunal federal em Oakland, na Califórnia, nos Estados Unidos, decidiu agrupar mais de 80 casos sobre as redes sociais. 

Os processos serão unificados para procedimentos pré-julgamento, mas cerca de 70% dos casos até agora nomeiam apenas o Facebook ou o Instagram, ambos que são propriedades da Meta, como réus. 

Leia também!

A empresa de Mark Zuckerberg apoiou a decisão, mas as controladoras de outras redes sociais se opuseram e relataram que seus serviços operam de maneiras diferentes dos da Meta. 

Porém, o Painel Judicial de Litígios Multidistritais – responsável pela decisão de juntar os processos, relatou que identificou várias áreas sobrepostas, além de alegações de “danos indivisíveis de vários produtos” e as “prováveis” defesas comuns das empresas. 

“A centralização de todas as ações, portanto, permitirá uma coordenação eficiente de briefing e decisões sobre moções de indeferimento, bem como moções (comprovativas)”, escreveu a juíza distrital dos EUA, Karen Caldwell.

Redes sociais podem ser punidas por remover postagens de usuários
Foto: easy camera/Shutterstock

Abordar saúde mental nas redes sociais é certo? Especialista explica

Se você tem redes sociais, como Instagram, TikTok, Twitter ou Facebook, com certeza já viu alguém postando algo relacionado a saúde mental, principalmente depois do início da pandemia de Covid-19, que obrigou muitas pessoas a ficarem em casa para evitarem a contaminação pela doença e acabou gerando um grande impacto na sociedade.

A pauta é de extrema importância, mas alguns criadores de conteúdo estão se aproveitando dela para ganhar mais engajamento ou seguidores. O nicho se tornou tão relevante que algumas pessoas mudaram seu conteúdo para falar exclusivamente sobre saúde mental nas redes sociais. 

De fato, é muito bom que esses tabus sejam quebrados para que as pessoas comecem a falar mais abertamente sobre a importância de cuidar da saúde mental. Porém, é realmente saudável que esses influenciadores falem sobre o tema? 

Clique aqui para conferir a reportagem completa.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.